Rondônia, 13 de janeiro de 2025
Cidades

Justiça determina que município adote medidas para adequar estrutura de creches e escolas

O juízo da comarca de Jaru julgou procedente a Ação Civil Pública, proposta pelo Ministério Público de Rondônia, e determinou que o município adote medidas que adequem a estrutura física das creches e escolas municipais, bem como assegure o funcionamento destas, a fim de preservar a integridade física do corpo discente/docente nas instituições de ensino. Cabe recurso.

Consta nos autos que a situação das creches e escolas municipais, no tocante a equipamentos de combate a incêndios e projeto de prevenção e combate contra pânico e incêndio estão irregulares, conforme perícia realizada pelo Corpo de Bombeiros. Em sua defesa, o ente público disse que adquiriu extintores de incêndio para atender as escolas da rede municipal de ensino, além de ter criado o cargo de engenheiro de segurança do trabalho.

Porém, na sentença, o Juízo escreveu que as falhas relatadas pelo Corpo de Bombeiros afrontam a prerrogativa constitucional prevista no art. 208, inciso IV, da Carta Magna. “Não se pode olvidar que sem estrutura apropriada para acolher as crianças e realizar as atividades escolares adequadamente reduz-se a qualidade do ensino e do aprendizado, além de contribuir para o desinteresse do aluno e fomentar a evasão escolar”, pontuou.

Ainda de acordo com o Juízo, as provas careadas nos autos demonstram a realidade fática da estrutura das escolas/creches municipais, onde demonstram de forma clara a precariedade de suas condições, resultante da ausência de padrões mínimos de segurança em relação à prevenção e combate contra incêndio e pânico.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19