Leilão de energia de Jirau tem duas datas prováveis, diz Governo
O presidente do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, afirmou que há duas datas prováveis para a realização do leilão da Usina Hidrelétrica de Jirau, 9 ou 12 de maio.
A usina será construída, no Rio Madeira, em Rondônia e terá capacidade de geração de 1.966 MW.
O presidente da EPE lembrou que o processo do leilão ainda está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU) e revelou que, apesar do teto não estar definido, há possibilidade de ficar abaixo dos R$ 122,00 por megawatt-hora.
A usina será construída, no Rio Madeira, em Rondônia e terá capacidade de geração de 1.966 MW.
Tolmasquim descartou qualquer possibilidade de desabastecimento mesmo que a demanda por energia elétrica aumente. Segundo ele, há equilíbrio estrutural até 2010 . Além disso, temos a biomassa que entrará em 2009 ou 2010. Estamos tranquilos para esse período, disse.
Ele registrou que o parque gerador de energia está aumentando, o que dá tranquilidade quanto à oferta. Tolmasquim lembrou que o país tem como opção também o parque termelétrico, que, apesar de mais custoso, é uma opção para ocasiões em que há necessidade de economizar água dos reservatórios.
O presidente da EPE também destacou os fortes investimentos em transmissão. Duplicou a capacidade da conexão do Sul com o Sudeste e aumentou duas vezes e meia o recebimento do Nordeste, Norte, Sudeste e Centro-Oeste. Então, nós temos hoje uma situação que é muito mais fácil de operar, concluiu.
Veja Também
Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim