Rondônia, 12 de janeiro de 2025
Cidades

Liminar determina reestruturação do Conselho Tutelar de Vale do Anari

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da comarca de Machadinho do Oeste, ingressou com uma ação civil pública requerendo a imediata reestruturação do Conselho Tutelar da cidade, uma vez que o órgão está trabalhando sem as mínimas condições necessárias para que possa desenvolver suas atividades.

O Poder Judiciário concedeu liminar determinando a designação de servidores para o órgão colegiado, para o desempenho de funções administrativas, assim como de motorista veicular. No texto da ação, o Ministério Público argumenta que apesar do Conselho Tutelar de Vale do Anari exercer suas atividades, não dispõe da "necessária estrutura para o pleno desempenho de suas atribuições legais, fato que vem trazendo prejuízo à defesa dos direitos das crianças e adolescentes". A realidade das condições do Conselho foi denunciada à Promotoria pelos próprios conselheiros tutelares através de inúmeros ofícios, tendo as dificuldades por eles enfrentadas sido constatadas em visita ministerial.

Para o Juiz Rogério Montai de Lima, “a mudança de mentalidade e de atitudes do administrador em relação ao dever de proteção das crianças e adolescentes não ocorre instantaneamente e concomitante às mudanças no plano legal. A ideia é que seja feita a construção gradativa de uma cultura de respeito aos direitos humanos de crianças e adolescentes e fundamentalmente a compreensão da corresponsabilidade de todos os segmentos e instituições sociais”.

O promotor Jônatas Albuquerque também requereu à Justiça que o Município seja obrigado a dotar o Conselho Tutelar dos recursos financeiros necessários ao desenvolvimento das suas atividades, a imediata disponibilização ao Conselho Tutelar de veículo em perfeitas condições de uso, além da entrega de equipamentos diversos e materiais de escritório, sob pena de multa diária de mil reais.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19