Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Cidades

Liminar suspende reintegração de área em Alto Paraíso

O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) conseguiu suspender uma ordem de reintegração de posse referente ao Lote 1, da gleba São Sebastião, em Alto Paraíso contra 149 famílias. O local também é conhecido como fazenda Formosa.

A decisão do Tribunal Regional Federal (TRF da 1ª Região, em Brasília) foi obtida na véspera da data marcada para o despejo das famílias de trabalhadores rurais sem-terra. A reintegração havia sido pedida por fazendeiros da região que alegam serem posseiros da área.

No pedido ao TRF, o procurador da República Raphael Bevilaqua argumentou que a área em que se encontra a fazenda Formosa foi desapropriada pelo Incra para fins de reforma agrária e, portanto, é terra pública. Por esta razão, não haveria sequer motivo para ter reintegração de posse porque ninguém pode reivindicar a posse de bens públicos. Outro ponto destacado pelo órgão é que não se pode usar servidores públicos, no caso servidores da Polícia Militar, para atender interesses particulares.
Na decisão, o TRF ponderou que “existem elementos de prova suficientes em favor da posse da autarquia (Incra) para justificar a suspensão da reintegração de posse, pelo menos até que se possa esclarecer a titularidade e legitimidade da posse”.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19