Rondônia, 27 de dezembro de 2024
Cidades

Machadinho D'Oeste e Penitenciária Federal recebem Arcas das Letras

O Programa Arca da Letras, da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), entregou ontem,31, e nesta terça, 01, 11 bibliotecas em Rondônia, sendo dez para comunidades rurais do município de Machadinho D′Oeste e uma para a Penitenciária Federal de Porto Velho.



Com a distribuição destas novas bibliotecas, Rondônia passa a ter 58 bibliotecas rurais. O programa foi lançado no Estado em novembro de 2008, com apoio da Eletrobrás, beneficiando 22 municípios do Território da Cidadania Central. O Estado conta também com uma arca-piloto, instalada em 2006 no município de Nova Mamoré.

A equipe do Ministério do Desenvolvimento Agrário entrega hoje 11 bibliotecas para comunidades rurais de Machadinho D’Oeste e capacita 22 agentes de leitura, que são moradores das comunidades que ficarão responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura.

Com a distribuição destas novas bibliotecas, Rondônia passa a ter 58 bibliotecas rurais. O programa foi lançado no Estado em novembro de 2008, com apoio da Eletrobrás, beneficiando 22 municípios do Território da Cidadania Central. O Estado conta também com uma arca-piloto, instalada em 2006 no município de Nova Mamoré.

A equipe do Programa Arca das Letras do MDA vai capacitar os agentes de leitura das comunidades rurais de Machadinho D’Oeste para que façam a gestão das bibliotecas e incentivem a leitura. As comunidades receberam as bibliotecas em Machadinho D’Oeste em ato solene no Centro Cultural do município, com a presença de autoridades municipais e estaduais e da Coordenadora Nacional do Programa Arca das Letras, Cleide Soares, e representantes das comunidades rurais.

A ação em Rondônia é coordenada pela Delegacia Federal do MDA no Estado, com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEM-MJ).

Agentes de Leitura

As bibliotecas rurais Arca das Letras são administradas de forma voluntária por moradores das comunidades atendidas. Capacitadas pelo MDA, eles se tornam agentes de leitura e ficam responsáveis pelas atividades da biblioteca. Os agentes de leitura defendem o acesso ao livro e ao conhecimento em suas comunidades. Rondônia passa a ter 116 agentes, que também realizam atividades culturais e campanhas de arrecadação de livros.

O Estado conta com mais de 26 mil famílias beneficiadas com o programa, atingindo 22 municípios, com a distribuição de 13 mil livros.

Conheça o programa

O Arca das Letras implantou em todo o país mais de 7.500 bibliotecas rurais. Até agora, o número de livros distribuídos passa de 2 milhões, beneficiando mais de 803 mil famílias do campo.

A administração das bibliotecas é feita por cerca de 14 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural. As bibliotecas são instaladas na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca funcionará e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura. Os acervos contêm livros nas áreas de literatura infantil, para jovens e adultos, de saúde, agricultura, meio ambiente e livros didáticos para pesquisa escolar.

O Arca das Letras atua em parceria com Estados e Municípios, com o FNDE/MEC que fornece parte dos livros, e conta com o apoio de artistas, escritores, editores, OnGs, movimentos sociais, ampla rede de apoiadores que garantem as condições e os recursos para a chegada das bibliotecas a todos os cantos do país. Com a rede de parcerias, o programa só gasta recursos com a parte administrativa para gestão da ação.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19

Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura

Sistema Diretivo do Sindsef se reúne na última atividade de 2024