Machadinho D'Oeste e Penitenciária Federal recebem Arcas das Letras
O Programa Arca da Letras, da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), entregou ontem,31, e nesta terça, 01, 11 bibliotecas em Rondônia, sendo dez para comunidades rurais do município de Machadinho D′Oeste e uma para a Penitenciária Federal de Porto Velho.
Com a distribuição destas novas bibliotecas, Rondônia passa a ter 58 bibliotecas rurais. O programa foi lançado no Estado em novembro de 2008, com apoio da Eletrobrás, beneficiando 22 municípios do Território da Cidadania Central. O Estado conta também com uma arca-piloto, instalada em 2006 no município de Nova Mamoré.
A equipe do Ministério do Desenvolvimento Agrário entrega hoje 11 bibliotecas para comunidades rurais de Machadinho DOeste e capacita 22 agentes de leitura, que são moradores das comunidades que ficarão responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura.
Com a distribuição destas novas bibliotecas, Rondônia passa a ter 58 bibliotecas rurais. O programa foi lançado no Estado em novembro de 2008, com apoio da Eletrobrás, beneficiando 22 municípios do Território da Cidadania Central. O Estado conta também com uma arca-piloto, instalada em 2006 no município de Nova Mamoré.
A equipe do Programa Arca das Letras do MDA vai capacitar os agentes de leitura das comunidades rurais de Machadinho DOeste para que façam a gestão das bibliotecas e incentivem a leitura. As comunidades receberam as bibliotecas em Machadinho DOeste em ato solene no Centro Cultural do município, com a presença de autoridades municipais e estaduais e da Coordenadora Nacional do Programa Arca das Letras, Cleide Soares, e representantes das comunidades rurais.
A ação em Rondônia é coordenada pela Delegacia Federal do MDA no Estado, com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEM-MJ).
Agentes de Leitura
As bibliotecas rurais Arca das Letras são administradas de forma voluntária por moradores das comunidades atendidas. Capacitadas pelo MDA, eles se tornam agentes de leitura e ficam responsáveis pelas atividades da biblioteca. Os agentes de leitura defendem o acesso ao livro e ao conhecimento em suas comunidades. Rondônia passa a ter 116 agentes, que também realizam atividades culturais e campanhas de arrecadação de livros.
O Estado conta com mais de 26 mil famílias beneficiadas com o programa, atingindo 22 municípios, com a distribuição de 13 mil livros.
Conheça o programa
O Arca das Letras implantou em todo o país mais de 7.500 bibliotecas rurais. Até agora, o número de livros distribuídos passa de 2 milhões, beneficiando mais de 803 mil famílias do campo.
A administração das bibliotecas é feita por cerca de 14 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural. As bibliotecas são instaladas na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca funcionará e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura. Os acervos contêm livros nas áreas de literatura infantil, para jovens e adultos, de saúde, agricultura, meio ambiente e livros didáticos para pesquisa escolar.
O Arca das Letras atua em parceria com Estados e Municípios, com o FNDE/MEC que fornece parte dos livros, e conta com o apoio de artistas, escritores, editores, OnGs, movimentos sociais, ampla rede de apoiadores que garantem as condições e os recursos para a chegada das bibliotecas a todos os cantos do país. Com a rede de parcerias, o programa só gasta recursos com a parte administrativa para gestão da ação.
Veja Também
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19
Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura
Sistema Diretivo do Sindsef se reúne na última atividade de 2024