Rondônia, 09 de janeiro de 2025
Cidades

Mais de 200 militares e técnicos atuam nas frentes de combate a incêndios em Rondônia

Cerca de 210 mil litros de água já foram usados em Rondônia desde a última segunda-feira (26) durante a Operação Verde Brasil, coordenada pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva em combate a incêndios em vegetação e repressão a delitos ambientais, através do monitoramento dos focos de calor.

Em Rondônia, as ações iniciaram no último sábado (24), com a Operação Jequitibá, desencadeada pelo Governo de Rondônia, sob comando do Corpo de Bombeiros na região norte do município de Candeias do Jamari.

Com o desencadeamento da Operação Verde Brasil, as frentes de trabalho foram ampliadas e os recursos humanos e logísticos potencializados na região com 36 meios terrestres, sendo viaturas de auto combate a incêndio florestal, caminhões tanques, micro-ônibus, van, caminhonetes, motocicletas e ambulâncias.

Também atuam na operação, três helicópteros, uma aeronave C-130, quatro Air Tractor, e uma aeronave Caravan. Mais de 200 homens e mulheres entre fiscais e combatentes estão atuando nos trabalhos.

Desde o início da Operação, já foram realizados 15 lançamentos de água por meio de aeronave C-130 de 12 mil litros cada, e 15 lançamentos por meio de aeronaves “Air Tractor” de 2 mil litros cada, totalizando cerca de 210.000 litros de água.

Foram confeccionadas oito autuações por infrações ambientais, e uma pessoa foi detida por porte ilegal de arma de fogo.

Vários reconhecimentos aéreos por meio de sobrevoos nas áreas de operações também foram feitos e o emprego de tropas em solo realizando o combate aos sinistros de forma ininterrupta.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19

Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura