Rondônia, 09 de janeiro de 2025
Cidades

Mais de três toneladas de lixo eletrônico são recolhidas em Ji-Paraná

A programação da Semana do Meio Ambiente começou com grande participação da população em Ji-Paraná. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semeia) coletou no domingo (2) aparelhos eletrônicos inutilizados, pilhas e baterias na Praça dos Migrantes e teve um resultado positivo. Segundo a secretária da Semeia, Kátia Casula, foram recolhidas mais de três toneladas de resíduos eletrônicos, além de remédios vencidos e material reciclável.

A ação na praça iniciou a programação da Semana Mundial do Meio Ambiente em Ji-Paraná. As atividades contaram com o apoio do Instituto Federal de Rondônia, Universidade Federal de Rondônia, Centro Universitário São Lucas, Faculdade Unijipa, Coocamarji e Limp serv.

Nesta segunda-feira (3), teve pit stop sobre queimadas com a participação dos bonecos agentes ambientais, Fred e Flora. Foram distribuídas sacolas de câmbio para descarte de lixo aos motoristas.

Nesta terça-feira (4) está programadas uma oficina Ecológica de Artes no Parque Ecológico a partir das 8 horas. Estão previstas atividades lúdicas com alunos de pré-escola, com a produção de quadros artísticos utilizando elementos naturais voltadas à educação ambiental.

Na quarta-feira (5) está marcada uma Mesa Redonda com o tema “Sustentabilidade”, no auditório do Instituto Federal de Rondônia, das 9 horas às 16 horas. Será lançado durante o evento o Projeto Reciclajipa/Coocamarji, em parceria com Unimed. Serão abordados assuntos relevantes para o município como Arborização, Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva, Descarte Correto de Medicamentos, Silvicultura Urbana, Recuperação de áreas degradas.

"Além disso, serão apresentados os projetos “Campanha de Lacres e Tampinhas, desenvolvida por acadêmicos da UNIR; “Colorir” da Unijipa; Ações da Cooperativa de Catadores de Ji-Paraná, e para finalizar será realizada uma mesa redonda sobre Ações Sustentáveis”, esclareceu a secretária municipal de meio ambiente, Kátia Casula.

A programação segue na quinta-feira (6), com uma Visita Guiada e gincanas voltadas à educação ambiental com alunos da Escola Edson Lopez e a participação dos bonecos agentes ambientais, Fred e Flora.

Na sexta-feira e sábado terá visita guiada com os alunos do Sesc, e dois tours com a comunidade no Parque Ecológico para a observação da fauna e flora local.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19