Ministério da Educação confirma curso de medicina para Ji-Paraná
Foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União, o Edital de Chamamento Público para implantação de curso de medicina na cidade de Ji-Paraná. O município foi o único de Rondônia a ser habilitado pelas exigências do Ministério da Educação e Ministério da Saúde.
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretária Municipal de Saúde, conseguiu habilitar o município em todas as exigências do Governo Federal, disponibilizando Hospital Municipal com mais de 80 leitos cadastrados no SUS, exclusivos para o curso de medicina a ser implantado e disponíveis para acadêmicos, tendo em vista a abertura de turmas com mais de 50 alunos; ter aumentado o número de equipes multiprofissionais de atenção domiciliar (EMAD); possuir mais de 17 equipes completas de atenção básica; possuir leitos de urgência e emergência e pronto socorro habilitados e aprovados; ter implantado Programa de Residência Médica para diversas Especialidades, ter aderido em tempo hábil ao (PMAQ) - Programa Nacional de Melhoria ao Acesso e da Qualidade na Atenção Básica e cumprindo todas as exigências; ter em funcionamento e, dentro das normas, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Renato Fuverki, a vinda do curso de medicina terá grande relevância para a cidade, uma vez que a saúde pública passará a contar com vários profissionais sendo treinados e ajudando nos procedimentos hospitalares, além contribuir para melhora nos atendimentos e na qualidade da saúde do município.
O prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), ressaltou ainda os fatores econômicos e sociais que serão gerados no município a partir da implantação desde curso. “É uma vitória importante, a Secretaria de Saúde está trabalhando nesta habilitação junto ao Ministério da Educação há alguns anos. Sabemos que a implantação deste curso representa uma verdadeira revolução na qualidade da saúde oferecida em nosso município, na vinda de mais especialidades médicas e também em diversos fatores econômicos gerados para nossa cidade”, completou Jesualdo.
Jesualdo enalteceu ainda o trabalho político realizado pela bancada federal, pelos senadores e deputados federais. “É uma conquista onde tivemos a contribuição e o trabalho de muitos envolvidos. Por isso, nossos agradecimentos a todos os membros da bancada federal e todos da equipe da Secretária de Saúde”, agradeceu o Prefeito.
Veja Também
Após ação do MP agente de Polícia é condenado por estupro de vulnerável
Prefeita que perdeu reeleição no Acre impede transição e eleito aciona o MP