Rondônia, 11 de janeiro de 2025
Cidades

Ministério da Educação confirma curso de medicina para Ji-Paraná

Foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União, o Edital de Chamamento Público para implantação de curso de medicina na cidade de Ji-Paraná. O município foi o único de Rondônia a ser habilitado pelas exigências do Ministério da Educação e Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretária Municipal de Saúde, conseguiu habilitar o município em todas as exigências do Governo Federal, disponibilizando Hospital Municipal com mais de 80 leitos cadastrados no SUS, exclusivos para o curso de medicina a ser implantado e disponíveis para acadêmicos, tendo em vista a abertura de turmas com mais de 50 alunos; ter aumentado o número de equipes multiprofissionais de atenção domiciliar (EMAD); possuir mais de 17 equipes completas de atenção básica; possuir leitos de urgência e emergência e pronto socorro habilitados e aprovados; ter implantado Programa de Residência Médica para diversas Especialidades, ter aderido em tempo hábil ao (PMAQ) - Programa Nacional de Melhoria ao Acesso e da Qualidade na Atenção Básica e cumprindo todas as exigências; ter em funcionamento e, dentro das normas, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Renato Fuverki, a vinda do curso de medicina terá grande relevância para a cidade, uma vez que a saúde pública passará a contar com vários profissionais sendo treinados e ajudando nos procedimentos hospitalares, além contribuir para melhora nos atendimentos e na qualidade da saúde do município.

O prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), ressaltou ainda os fatores econômicos e sociais que serão gerados no município a partir da implantação desde curso. “É uma vitória importante, a Secretaria de Saúde está trabalhando nesta habilitação junto ao Ministério da Educação há alguns anos. Sabemos que a implantação deste curso representa uma verdadeira revolução na qualidade da saúde oferecida em nosso município, na vinda de mais especialidades médicas e também em diversos fatores econômicos gerados para nossa cidade”, completou Jesualdo.

Jesualdo enalteceu ainda o trabalho político realizado pela bancada federal, pelos senadores e deputados federais. “É uma conquista onde tivemos a contribuição e o trabalho de muitos envolvidos. Por isso, nossos agradecimentos a todos os membros da bancada federal e todos da equipe da Secretária de Saúde”, agradeceu o Prefeito.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19