Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Cidades

MP de Rondônia garante condenação por crime ambiental na Área de Proteção Ambiental Rio Pardo

O Ministério Público de Rondônia, por meio da 6ª Promotoria do Meio Ambiente, obteve a condenação de uma pessoa acusada de causar dano na Área de Preservação Ambiental (APA) Rio Pardo.

A condenação a pena de 1 ano e 6 meses de sobreveio porque o acusado exercia atividade incompatível com o sistema de proteção da aludida áreas no caso a pecuária, impedindo assim a regeneração natural de 290 hectares desmatados ilegalmente em anos anteriores, uma vez que o gado alimenta-se da vegetação em crescimento e necessita de grandes áreas de pastagem para se desenvolver.

A APA Rio Pardo foi criada através da Lei Complementar Estadual n. 581/2010 e, de acordo com a Lei Federal n. 9.985/00 que regulamenta o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, neste tipo de área não é permitida atividade pecuarista, pois coloca em risco a integridade ambiental da Unidade de Conservação.

O Ministério Público de Rondônia entende que a conduta de impedir ou dificultar a regeneração natural de florestas e demais formas de vegetação, principalmente em áreas especialmente protegidas, como é o caso APA Rio Pardo, é crime de natureza permanente, pois a sua consumação se prolonga no tempo até que cesse a ação ou omissão delitiva.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19