MP denuncia mais 9 em processo que já rendeu 76 anos de prisão para ex-secretários de Vilhena

O promotor Elício de Almeida e Silva denunciou na 2ª Vara Criminal de Vilhena, nove pessoas acusadas de participação no desvio de verbas da Secretaria Municipal de Comunicação. Dois secretários, Luís Serafim, da própria Semcom, e Gustavo Valmorbida, de Integração Governamental, já haviam sido condenados a 76 anos de prisão pelo mesmo crime.
Os nomes dos novos denunciados não podem ser divulgados porque o processo corre em segredo de justiça, uma vez que envolve suposta delação do ex-prefeito de Vilhena, Zé Rover (PP), ainda em fase de homologação.
Os nove acusados responderão pelos seguintes crimes, segundo entendimento do MP: peculato, fraude a licitação, falsidade ideológica e Organização Criminosa. O juiz Adriano Lima Toldo, o mesmo que condenou os ex-secretários, já recebeu a denúncia e está fazendo a citação de todo o grupo para apresentar sua defesa.
Entenda o caso
Em 2015, um processo para aplicação das verbas de publicidade em ações da prefeitura, foi aberto pela Semcom. Numa licitação fraudada, o jornal Correio de Notícias ficou responsável por repassar os pagamentos a empresas de comunicação e publicidade, mesmo após a morte do dono do veículo de imprensa. O esquema rendeu as primeiras condenações na série de escândalos que se sucederam na prefeitura de Vilhena.
O que diz o ex-prefeito?
Ainda não julgado nesta ação, o agora ex-prefeito Zé Rover (PP), que teve algumas despesas pessoais pagas com o dinheiro desviado, foi ouvido nesta semana em audiência. Ele disse que não sabia que os recursos usados nos pagamentos eram fruto de uma ilegalidade.
Veja Também
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim
Ministério Público de Rondônia apura vazamento de amônia em frigorífico da JBS
TJRO determina cumprimento de 28 exigências sanitárias e administrativas em unidade de saúde