Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Cidades

MP expede recomendação à Prefeitura de Buritis para que providencie desobstrução de ruas e calçadas

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Buritis, emitiu recomendação à Prefeitura daquele Município e sua Secretaria de Obras, para que sejam adotadas providências visando à desobstrução de ruas, calçadas, passeios e praças da cidade, sendo retirados desses espaços peças de propaganda, jardinagem irregular, equipamentos ou resíduos de construção, expositores ou quiosques de venda e todo tipo de entulho ou obstáculo à passagem de pedestres.



Ao justificar a recomendação das providências, Maira de Castro menciona, entre outros pontos, o Código de Postura do Município de Buritis (Lei Municipal nº 006/97), que proíbe embaraçar ou impedir, por qualquer meio, o livre trânsito de pedestres nas ruas e passeios, estando sujeito a multa quem o fizer.

De acordo com a integrante do Ministério Público, durante a vistoria, foi possível observar que os obstáculos mais recorrentes são expositores de mercadoria, mobiliário de lanchonetes e motocicletas. A situação obriga pedestres, inclusive crianças e idosos, a transitarem por áreas das ruas destinadas a veículos, levando-os a colocar a integridade física em risco.

Ao justificar a recomendação das providências, Maira de Castro menciona, entre outros pontos, o Código de Postura do Município de Buritis (Lei Municipal nº 006/97), que proíbe embaraçar ou impedir, por qualquer meio, o livre trânsito de pedestres nas ruas e passeios, estando sujeito a multa quem o fizer.

Orientações

Na recomendação, a Promotora de Justiça Maira de Castro Coura Campanha orienta a Prefeitura e a Secretaria de Obras que não permitam que veículos estacionem sobre calçadas, obstruindo a passagem de pedestres e violando o uso exclusivo desse tipo de via pública.

Segundo a orientação do MP, o Município e a Secretaria de Obras de Buritis exercerão a função fiscalizatória, promovendo vistorias, notificações, aplicações de penalidades e retirada compulsória dos materiais, sem prejuízo de exercer campanhas de cunho educativo e preventivo de maneira a informar a população acerca do que dispõe a recomendação.

Município e Secretaria poderão contar com a ajuda da polícia de trânsito e dos órgãos competentes para a aplicação de penalidades, multas e retiradas dos veículos que estiverem estacionados de forma irregular, prejudicando a segurança dos cidadãos.

Ao expedir a recomendação, o Ministério Público ressaltou que tais instruções deverão ser cumpridas de imediato, sem prejuízo de expedição de outras disposições regulamentares a serem expedidas pelo MP, na defesa dos interesses e direitos difusos e coletivos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19