Rondônia, 12 de janeiro de 2025
Cidades

MP faz recomendação às empresas de transporte para garantir assentos para idosos e deficientes

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Buritis, expediu recomendação às empresas de transporte coletivo urbano e semiurbano, intermunicipal e interestadual de passageiros, que operam no município de Buritis e Campo Novo, para que reservem em cada veículo vagas, previstas em lei, para idosos e deficientes físicos.

A recomendação foi expedida pela Promotora de Justiça Marlúcia Chianca de Morais, após realização de processo investigatório. De acordo com recomendação, todas as empresas concessionárias, permissionárias e autorizatárias de transporte coletivo rodoviário urbano e semiurbano, intermunicipal e interestadual de passageiros, que operam nos dois municípios, devem reservar em seus veículos, em todos os horários, quatro assentos devidamente identificados, e preferencialmente na primeira fila de poltronas, sendo dois para idosos e dois para pessoas com deficiência.

Devem também fornecer às pessoas idosas e com deficiência, comprovadamente carentes, bilhetes de passagens gratuitos, nos limites de dois assentos para idosos e dois assentos para pessoas portadoras de deficiência. E ainda conceder aos idosos comprovadamente carentes, em caso de ultrapassados os limites de reserva (dois assentos por veículo), o desconto de 50% na aquisição de passagens, cumprindo, assim, as determinações legais (Decreto Federal nº. 3.691/2004, art. 1º; Lei nº. 10.741/2003, art. 40, inciso I; Decreto 5.934/2006, art. 3º, caput; Lei Estadual nº. 1.307/2004, Art. 3º, § 2º; Instrução Normativa STT, nº. 001/2001, item 16; Portaria Interministerial nº. 003/2001, art. 2º caput).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19