Rondônia, 28 de dezembro de 2024
Cidades

MP faz recomendações para evitar caronas indevidas em transporte escolar

O promotor de Justiça Átilla Augusto da Silva Sales se reuniu na terça-feira (24/8), na sede do Ministério Público em Ariquemes, com o secretário municipal de Educação de Cacaulândia, Lázaro Divino, para tratar de assunto referente aos caroneiros dos ônibus escolares.
Durante a reunião, o promotor de Justiça fez uma série de recomendações, entre elas que se restrinjam os casos de caronas de populares em ônibus escolares, dentro da razoabilidade e somente a ponto de evitar omissão de socorro. Poderão ser transportadas, preservando-se o espaço dos alunos e as normas de segurança de trânsito, pessoas enfermas que necessitem de imediato atendimento hospitalar. Continua proibido, no entanto, o transporte de pessoas para meros interesses particulares.

Para permitir o acompanhamento dos pais quanto à vida escolar dos filhos, fica permitido o transporte desses, mediante apresentação ao motorista do convite da respectiva escola para o dia agendado para reunião e também nos casos em que a orientação escolar entender necessário o acompanhamento diário do responsável ao aluno com necessidades especiais.

Destacou-se ainda a importância de ser disponibilizado transporte para os pais e alunos nas reuniões cívicas e culturais organizadas pela Secretaria de Educação e/ou Representação de Ensino Estadual, sendo também recomendável, com o intuito de legitimar as decisões acerca da possibilidade ou não do transporte de determinadas pessoas em situação excepcional, levar as situações duvidosas ao crivo do Conselho Municipal de Educação e/ou Conselho de Controle Social do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb), para que se tome uma decisão democrática sobre a questão. As recomendações deverão ser divulgadas aos motoristas, população em geral, alunos, pais e também ao Conselho Municipal de Educação e/ou Conselho de Controle Social do Fundeb.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19

Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura

Sistema Diretivo do Sindsef se reúne na última atividade de 2024