MP firma TAC para mudança de local de fábrica de café geradora de poluição
A Empresa Armazéns Gerais Borghi Ltda (Máquina Borghi) firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Rondônia, representado pelos Promotores de Justiça Éverson Antônio Pini e Daniella Beatriz Göhl, no qual se compromete a transferir suas atividades para a Zona Industrial do município de Cacoal, obedecendo ao que dispõe a Resolução 237 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) para obtenção das licenças ambientais.
O TAC resultou de Inquérito Civil Público instaurado pela Promotoria de Justiça de Cacoal, que constatou a geração de poluição pela empresa Armazéns Gerais Borghi, em razão da emissão de material particulado, fumaça, odor de café cru, além de calor e vibração, fatores estes que, afora os transtornos, têm causado graves prejuízos aos moradores da vizinhança.
A empresa também se comprometeu a reduzir a poluição, adotando as orientações dos analistas ambientais do Ministério Público de Rondônia, até a data da transferência para o outro local. O descumprimento do TAC acarretará multa de cinco salários mínimos por dia de atraso, sendo que o valor será revertido para ações que visem à recomposição do meio ambiente.
Veja Também
Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim