MP impetra ação contra o DER para recuperação de rodovias estaduais que dão acesso a Santa Luzia
O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Santa Luzia do Oeste, ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, a fim de compelir o Departamento de Estradas de Rodagens de Rondônia (DER/RO) a recuperar as Rodovias RO-383, que liga Rolim de Moura, Santa Luzia e Alta Floresta, e a RO-490, que liga Alto Alegre dos Parecis a Santa Luzia, implantando, ainda, adequada sinalização horizontal e vertical, tornando-as transitáveis com segurança.
Em procedimento instaurado na Promotoria, o Ministério Público manteve tratativas extrajudiciais para a recuperação da RO-383, que chegou a ser iniciada pelo DER, mas parada poucos dias depois, por falta de material, segundo alegou o órgão.
Na ação, o Promotor de Justiça Fábio Rodrigo Casaril destaca a importância das rodovias, pois diversos ônibus escolares trafegam por elas todos os dias, além de ônibus com universitários de Alta Floresta, Santa Luzia e Alto Alegre, que estudam em faculdades de Rolim de Moura. O pedido de liminar baseia-se no risco que a péssima situação da estrada gera, pois, segundo levantamento, somente no ano passado ocorreram 69 acidentes de trânsito com vítimas não fatais, e dois com vítimas fatais, na RO-383.
Veja Também
Governo de Rondônia cria primeiro observatório de monitoramento de saúde na fronteira
Eleições 2026: 7 estados já solicitaram apoio das Forças Armadas para atuação no 1º turno
Justiça proíbe Vibra Energia de trafegar com excesso de carga nas rodovias de Rondônia
Ibama inicia operação para prevenir incêndios florestais na Amazônia