MP instaura inquérito civil para apurar contratações irregulares de médicos
O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Nova Brasilândia do Oeste, instaurou inquérito civil para investigar eventual irregularidades em relação à contração temporária de médicos que vem sendo realizada no Município.
Conforme destacou o Promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes, titular da Promotoria de Nova Brasilândia, a regra é que todos os cargos públicos sejam providos por concurso, que é o procedimento que efetiva os mais importantes princípios administrativos, como impessoalidade, isonomia e moralidade, permitindo que qualquer um que preencha os requisitos, sendo aprovado em razão de seu mérito, possa se tornar servidor público.
Dessa forma, a contratação temporária autorizada pela Constituição Federal só se revelará lícita em caso necessidade urgente, temporária e excepcional da Administração, circunstâncias cuja existência no presente caso será devidamente investigada.
Como providência preliminar, o Promotor determinou a remessa de ofício ao prefeito do município, requisitando que as seguintes informações sejam prestadas no prazo de dez dias: qual o número exato de cargos de médico criados no Município; quantos desses cargos estão providos atualmente; se existem médicos aprovados no último concurso que ainda não foram nomeados e quantos médicos estão exercendo a função no Município através de contratação temporária. Após a resposta, o Ministério Público tomará as medidas legais cabíveis.
Veja Também
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim
Ministério Público de Rondônia apura vazamento de amônia em frigorífico da JBS