Rondônia, 28 de dezembro de 2024
Cidades

MP instaura inquérito para aparelhamento de Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Criança

O Ministério Público de Rondônia instaurou inquérito civil público para o aparelhamento do Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) em Vilhena. O inquérito foi instaurado pela Promotora de Justiça Yara Travalon, da Promotoria da Infância, Juventude e da Educação em Vihena, considerando que em várias visitas informais efetivadas ao Conselho Tutelar, que ocupam o mesmo prédio, verificou-se algumas carências estruturais, que vem comprometendo o regular funcionamento dos órgãos.

Na portaria do inquérito, o MP determina expedição de Ordem de Missão, a Oficial de Diligências da Instituição, a fim de realizar de visita ao Conselho Tutelar e o CMDCA para colher junto aos conselheiros informações acerca das necessidades materiais do órgão.

A Promotora ressalta que o para desenvolverem seu ofício a contento, os Conselhos de Controle e Participação Social, dentre eles o CMDCA e o Conselho Tutelar, necessitam de aparelhamento físico, humano e técnico adequado, pois só assim poderão tutelar as políticas e os gastos públicos e o direito das crianças e dos adolescentes. Observa ainda que o Estatuto da Criança e do Adolescente instituído pela Lei 8.069/90, definiu em seu artigo 86 que a política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á por meio de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos municípios. Cabe ainda ao Ministério Público zelar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais asseguradas às criança e adolescentes, promovendo as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19

Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura

Sistema Diretivo do Sindsef se reúne na última atividade de 2024