Rondônia, 13 de janeiro de 2025
Cidades

MP lançará projeto para prevenir e combater loteamentos irregulares

O Ministério Público do Estado de Rondônia quer promover a conscientização e o combate à implantação de loteamentos irregulares no município de Vilhena e região. Com o projeto Loteamento Legal, a ser lançado em agosto deste ano, o MP pretende proteger consumidores de eventuais transações enganosas, bem como evitar prejuízos e danos ao meio ambiente, investindo em amplo trabalho de orientação à população, órgãos de fiscalização e entidades imobiliárias locais.

Coordenada pelos Promotores de Justiça Pablo Hernandez Viscardi e Elício de Almeida e Silva, a iniciativa será lançada no dia 18 de agosto no auditório da Promotoria de Justiça de Vilhena. A ideia, segundo os gestores, se justifica pelo crescente número de empreendimentos em desconformidade com as normas legais identificados em Vilhena. Só no Município, encontram-se em trâmite 21 inquéritos civis sobre a questão.

Isso porque a Promotoria de Justiça vem recebendo inúmeras reclamações formuladas por populares que se sentem lesados pelas empresas responsáveis por loteamentos urbanos, que promovem a venda de lotes desprovidos de infraestrutura básica e sem atender as exigências mínimas previstas na Legislação Federal e Municipal. A partir desse problema, conforme o MP, são identificados danos ao meio ambiente, à ordem urbanística e aos interesses do consumidor.

A execução do projeto será concretizada por meio de palestras educativas, divulgação em órgãos de imprensa. O projeto terá como finalidade, ainda, promover alterações no procedimento de aprovação dos Projetos de Loteamento, a fim de que o MP possa atuar de forma preventiva.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19