Rondônia, 06 de janeiro de 2025
Cidades

MP obtém indisponibilidade de bens do Prefeito de Machadinho do Oeste

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Machadinho do Oeste, obteve junto ao Judiciário liminar que decreta a indisponibilidade de bens do Prefeito daquele Município, Mário Alves da Costa, e de mais sete pessoas, em razão de terem cometido fraude em licitação referente à prestação de serviço de coleta de lixo no distrito denominado 5º BEC.



Segundo o MP narra na ação, após ′vencer′ a licitação, o empresário abandonou o negócio por falta de capacidade técnica para realizar o serviço, tendo outras pessoas assumido a empreitada.

De acordo com o Ministério Público, com o fim de cumprir a promessa, Mário Alves da Costa recorreu a uma série de práticas ilícitas. Como o empresário a ser beneficiado pela manobra não tinha empresa constituída em seu nome, Mário Alves da Costa, com a colaboração de outras pessoas, usou um ′laranja′, que emprestou sua firma para esquentar o negócio ilícito. Outro problema apontado é que os concorrentes sequer se fizeram presentes no ato de abertura da proposta da comissão permanente de licitação.

Segundo o MP narra na ação, após ′vencer′ a licitação, o empresário abandonou o negócio por falta de capacidade técnica para realizar o serviço, tendo outras pessoas assumido a empreitada.

Em razão das irregularidades, além do prefeito, tiveram os bens bloqueados até o limite individual de R$ 50 mil Edicarlos Passos Caldeira; Devan Martins Nunes; Elias de Araújo; Jorcenildo Alves da Silva; Elson Machado da Silva; Anderson Cleiton Santana Andrade e Júlio Aparecido Baena dos Santos. O Ministério Público requer que, ao fim, a ação seja julgada procedente, sendo os réus condenados pela prática de improbidade administrativa, sendo-lhes aplicadas as sanções previstas na Lei 8.429/92.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19

Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura