MP obtém liminar para reforçar estrutura da defesa civil
O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim, obteve liminar em ação civil pública ajuizada para reforçar e ampliar a estrutura da defesa civil no enfrentamento da crise decorrente das enchentes em Guajará-Mirim e Nova Mamoré.
Considerando a imperiosa necessidade de atuação conjunta e de forma cooperada, a decisão liminar prevê uma série de obrigações a serem cumpridas solidariamente pelo Estado de Rondônia e pelos dois municípios afetados no sentido de se potencializar o atendimento às vítimas e à toda sociedade.
As ações pertinentes já vinham sendo inicialmente executadas pelas Coordenações Estadual e Municipal de Defesa Civil. Contudo, entre os objetivos da ação civil pública, o Ministério Público busca a uniformização de rotinas na ajuda assistencial às vítimas, maior rigor na fiscalização das ações, sedimentação de informações, potencialização no cumprimento das tarefas, envio de mais profissionais, técnicos e militares pelo Estado de Rondônia, capacitação e treinamentos, tudo isso para, ao final, permitir um efetivo planejamento estratégico na reconstrução e na reparação aos danos causados.
Por fim, considerando os gastos e repasses de verbas públicas para o enfrentamento da crise, a liminar determina ainda que haja um rígido controle e inventário diário das medidas adotadas a fim de se evitar eventual malversação de recursos e prejuízo ao erário.
Veja Também
EM ROTA ALTERNATIVA, EMPRESA DE ÔNIBUS REINICIA VIAGENS ENTRE PORTO VELHO E GUAJARÁ MIRIM
Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada