MP obtém sentença que obriga Eletrobrás a fornecer energia elétrica a famílias
O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Ariquemes, obteve sentença junto ao Judiciário que obriga a Eletrobrás Distribuição Rondônia a providenciar todo o aparato necessário para o fornecimento de energia elétrica a três famílias residentes no Travessão Jandaíra, zona rural daquela cidade.
A decisão é resultado de ação civil pública ajuizada pela Promotora de Justiça Priscila Matzenbacher Tibes Machado. Na ação, a Promotora argumenta que a comunidade de Jandaíra foi beneficiada com a instalação de energia elétrica em 2008 e, desde então, três famílias restantes aguardam ser contempladas com a prestação do serviço público, não havendo previsão para o atendimento desse grupo.
A Eletrobrás chegou a afirmar ser apenas uma administradora dos valores direcionados pelo Governo Federal para o Programa Luz Para Todos. E, com base nisso, sustentou não haver recursos para novas instalações na região até o momento. A previsão de encerramento do programa seria dezembro deste ano, portanto, prazo final para o atendimento das três famílias.
Ao analisar o caso, a Juíza Elisângela Nogueira acatou pedido do Ministério Público, afirmando que os elementos apresentados pela Eletrobrás afrontam o princípio da legalidade, pois estabelecem distinção de tratamento entre as famílias residentes no Travessão, o que fere o artigo 5º da Constituição Federal. Além disso, afrontam o princípio da universalidade dos serviços públicos e da isonomia, já que a Eletrobrás trata os iguais de forma desigual.
Veja Também
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim
Ministério Público de Rondônia apura vazamento de amônia em frigorífico da JBS