MP propõe ações contra vereador em Rolim de Moura por ato de improbidade administrativa
O Ministério Público de Rondônia, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Rolim de Moura, propôs ação civil pública e ação penal contra o vereador Cícero Sérgio Lopes Sérgio Sequessabe, pela prática de infração penal e ato de improbidade administrativa, em razão de exigir que assessora parlamentar nomeada por sua indicação lhe restituísse, mensalmente, parte dos vencimentos que eram por ela recebidos, infringindo o disposto no art. 316 do Código Penal, bem como, violando o disposto nos art. 9º e 11 da Lei 8.429/92.
O Promotor de Justiça Márcio Giorgi Carcará da Rocha destacou que diante de investigações conduzidas pela 3ª Promotoria daquele município, que desde a nomeação da referida assessora, em janeiro de 2009, o vereador exigiu a restituição mensal de aproximadamente R$ 1.100,00, situação que perdurou até a exoneração da servidora, ocorrida em julho daquele ano.
Além de postular a condenação pela infração penal e a responsabilização pelo ato de improbidade praticado pelo vereador, o Promotor de Justiça destacou ainda que a conduta causou lesão injusta a interesses de natureza extrapatrimonial da sociedade, violando a honra subjetiva coletiva e a sensação geral de impunidade, e por tal razão, pediu também a condenação dele à reparação do dano moral coletivo.
Destacou ainda, que condutas como esta são inaceitáveis aos agentes públicos, razão pela qual a condenação do vereador neste caso possui também caráter pedagógico e profilático.
Veja Também
Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim