Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Cidades

MP realiza vistoria técnica em obra de construção de novo abrigo municipal

O Ministério Público de Rondônia realizou vistoria técnica na construção do Novo Abrigo Municipal a fim de verificar a regularidade da obra. Após a vistoria, a Promotoria de Ji-Paraná recomendou à Secretaria Municipal de Assistência (Semas) algumas adequações na obra para atender as normas estabelecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
A vistoria foi realizada no início do mês de maio, quando ficou constatado que a obra está em fase de acabamento, com pouco mais de 50% da obra foi executada. O prazo de conclusão é de 180 dias. Entre as observações feitas pela equipe técnica do Ministério Público está a necessidade de construção de mais um quarto, para acomodação de bebês entre 0 a 3 anos, como já existe no abrigo atual, em funcionamento num prédio alugado, onde há divisão dos abrigados por gênero e idade.
Com relação à área de serviços, o MP recomenda, seguindo as normas do MDS, a ampliação de cobertura nos fundos para atender as necessidades do abrigo, já que a área apresentada no projeto é praticamente inexistente, sem sequer dispor de espaço para instalação de máquinas de lavar e centrífugas utilizadas no abrigo.
Outro problema é quanto à dimensão da despensa, pois o depósito existente no atual abrigo é ao menos o dobro da área disponível no abrigo em obra, podendo haver problemas no armazenamento de mantimentos. Também foi observada a falta de espaço para a área de lazer, conforme instrução do MDS.
Em contato com a Semas, a Promotoria foi informada de que o terreno ao lado da construção já pertence ao abrigo e será utilizado para a construção do espaço disponível para lazer, e também em caso de necessidade de futura ampliação. No entanto não foi informado o sobre a existência do projeto e previsão para execução.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19