MPF e MPE/RO ajuízam ação em defesa de universitários do curso de Direito da Unir
O Ministério Público no Estado de Rondônia, por intermédio da Procuradoria da República (MPF) e da 1ª Promotoria de Justiça (MPE/RO), ambas com atuação perante a subseção judiciária e comarca de Guajará-Mirim, ajuizaram ação civil pública conjunta em face da Fundação Universidade Federal de Rondônia Unir, cobrando melhorias no curso de Direito ministrado no campus daquela cidade.
A ação foi interposta com base em procedimentos apuratórios que tramitavam em ambas as unidades do Ministério Público e, após reunião entre os membros do MP, optou-se pelo ajuizamento conjunto de uma única ACP.
O objeto da ação coletiva visa compelir a Universidade a realizar a imediata designação e lotação de professores efetivos, vedar a contratação de professores voluntários sem concurso público, disponibilizar acervo adequado de biblioteca, realizar melhorias na parte estrutural do prédio, além de se promover a regularização pedagógica, curricular e formal do curso perante as instâncias competentes.
Para o Ministério Público, o acesso à educação em nível superior é direito de importante jaez e faz parte do projeto constitucional inaugurado pela CF/88. Dessa forma, citou-se a atuação do MP brasileiro em ações similares em várias unidades da federação visando à reestruturação de cursos universitários em condições adequadas e de acordo com os parâmetros do MEC.
A ação foi distribuída perante a Justiça Federal em Guajará-Mirim, tendo sido inclusive formulado pedido de antecipação de tutela.
Veja Também
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim
Ministério Público de Rondônia apura vazamento de amônia em frigorífico da JBS