Rondônia, 19 de dezembro de 2025
Cidades

MPRO recomenda cumprimento de direito a acompanhante em atendimentos em hospitais

|
do MP/RO

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) emitiu, na terça-feira (16), uma recomendação para garantir que as unidades de saúde, públicas e privadas, incluindo o Hospital Regional de São Francisco do Guaporé, cumpram a legislação que assegura às mulheres o direito de ter um acompanhante durante o parto, consultas, exames e outros procedimentos médicos.

A recomendação foi motivada após uma denúncia recebida pela Promotoria de Justiça de São Francisco do Guaporé, onde uma gestante foi informada que seu marido não poderia acompanhá-la durante o parto agendado para o próximo dia 23. A recomendação solicita que todas as unidades de saúde, públicas e privadas, assegurem o direito à presença de um acompanhante, conforme previsto na Lei 8.080/90.

Atendimento

A promotora de Justiça Ritiane Oliveira da Silva ressaltou a importância do cumprimento dessa medida: "O direito de ter um acompanhante durante procedimentos médicos é fundamental para o bem-estar e a segurança das mulheres. Nossa recomendação visa assegurar que todos os estabelecimentos de saúde cumpram essa obrigação legal, promovendo um atendimento humanizado e respeitoso."

Medidas preventivas

No documento, o MPRO salienta que a recomendação tem caráter preventivo e corretivo, visando evitar a responsabilização cível, criminal e administrativa dos agentes que não cumprirem a legislação. Em caso de descumprimento, o Ministério Público poderá adotar medidas legais cabíveis, incluindo o ajuizamento de ação civil pública.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis

Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro

Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada

BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim