Rondônia, 16 de janeiro de 2025
Cidades

Município de Ouro Preto recebe título de Estância Turística

Depois de diversas ações coordenadas e organizadas a partir da iniciativa privada, com o apoio do Sistema Fecomércio Rondônia (Sesc-Senac-IFPE) e tendo como objetivo transformar Ouro Preto do Oeste num polo de turismo do Estado, finalmente na última sexta-feira (02/10) o município passou a ser considerado Estância Turística, o que permitirá um direcionamento maior de recursos públicos para aplicar na cidade com o objetivo de fomentar o segmento.


AUDIÊNCIA PÚBLICA

Prestigiaram o evento, além dos empresários, o prefeito Alex Testoni; o superintendente Estadual de Turismo (Setur) Júlio Olivar; o presidente do Sindicato de Hotéis e Restaurantes (Sindhotel) e vice-presidente do Conetur (Conselho Empresarial do Turismo de Rondônia), Ananias Frota; o analista técnico do Sebrae/RO Sebastião Oliveira; o deputado estadual Marcelino Tenório; o prefeito de Nova União, José Silva; os vereadores Edis Faria (presidente da Câmara de Ouro Preto do Oeste), Deraldo Manoel, Rosária Helena, Maria Cleide Almeida e Peragibe Félix; e a gerente Executiva do Sistema Fecomércio, Cileide Vitorino.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A reunião, coordenada pelo prefeito Alex Testoni, iniciou com o superintendente da Setur, Júlio Olivar, entregando o projeto básico de implantação do Museu Estadual dos Migrantes no alto do Morro Chico Mendes, fruto de uma importante parceria do município com o governo do Estado.

Na sequência, o analista técnico do Sebrae/RO comunicou que o orçamento do órgão contemplará um investimento de R$ 800.000,00 para a capacitação de empresários e trabalhadores, com ênfase no turismo de Ouro Preto do Oeste.

A gerente Executiva da Fecomércio, Cileide Macedo, também ratificou o apoio incondicional da instituição às ações de desenvolvimento deflagradas pelo município, anunciando um pacote de capacitações para Ouro Preto que começa no dia 26 de outubro e segue até 06 de novembro, oferecendo cursos para garçons e de culinária que serão ministrados pelos profissionais do Senac de forma gratuita.
Durante a solenidade foram apresentadas ainda as ações já realizadas com enfoque turístico na região e o que será necessário fazer entre obras de infra-estrutura, monumentos turísticos e ações institucionais, as quais acontecerão imediatamente através de projetos de leis que serão enviados à Câmara, que já sinalizou apoio nos projetos, por meio dos vereadores presentes.

ESTÂNCIA TURÍSTICA

Entre as diversas mudanças que acontecerão a partir da implantação da estância, a mais significativa será a alteração da nomenclatura que deixará de ser “Município de Ouro Preto do Oeste” e passará a ser oficialmente tratada de “Estância Turística de Ouro Preto do Oeste”.
Para tanto, o primeiro ato será a instituição do Comtur-OPO (Conselho Municipal de Turismo), em seguida a Sectur (Secretaria Municipal de Turismo Cultura e Esporte) e finalmente o PDTUR-OPO (Plano para o Desenvolvimento do Turismo em Ouro Preto do Oeste).
“A criação da Secretaria de Turismo, atrelada a Cultura e ao Esporte, será um importante mecanismo de captação de recursos, capacitação e qualificação profissional para a população. Essas ações fomentarão o desenvolvimento socioeconômico do nosso município, proporcionando consequentemente melhor qualidade de vida para os moradores de Ouro Preto”, destacou o prefeito Alex Testoni.
Na ocasião também foi apresentada a logomarca da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste e anunciado um concurso para criação do slogan, envolvendo a participação de toda comunidade, sobretudo das escolas, onde será feito um trabalho acerca da importância do Turismo no processo de desenvolvimento socioeconômico sustentável da região.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19