Rondônia, 12 de janeiro de 2025
Cidades

Municípios perdem R$ 89 milhões e pedem apoio do Governo Federal

PREFEITOS DE RONDÔNIA CONFIRMAM PARTICIPAÇÃO EM ATO NACIONAL



Perna de cobra

Um levantamento apresentado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que o prejuízo das prefeituras de Rondônia com a isenção da “linha branca” chegou a R$ 89.980.816,00. “Nosso protesto é justamente para exigir o aumento de 2% do FPM”, disse a presidente da AROM, Sônia Cordeiro. O projeto já está no Congresso Nacional, mas falta vontade política para aprovar a matéria. Sônia não culpa o Governo Federal pelas perdas, como os outros prefeitos, mas a crise econômica que o Brasil e o mundo estão passando.

Perna de cobra

O prefeito Cesar Cassol não apenas culpa o Governo Federal pelas perdas dos municípios como também aponta a corrupção como sério fator da queda das receitas municipalistas. “E a Petrobras? Compraram uma refinaria superfaturada”, chamou atenção o prefeito para a última polêmica em Brasília. Por outro lado, Cesar também culpa a bancada parlamentar pela falta de apoio. “Emenda parlamentar é que nem perna de cobra. Ninguém vê”, lamentou o prefeito. Desde o ano passado, ele tem um recurso empenhado em Brasília de autoria de um parlamentar, mas não consegue liberar o dinheiro para fazer a obra.
Legenda: Prefeita Sônia Cordeiro confirma quebradeira dos municípios

Longa fila de convênios

No início do mandato, o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), reuniu uma grande equipe de engenheiros para preparar um projeto de drenagem para o município. Essa foi a solução para acabar com as alagações nos bairros e evitar os transtornos nas ruas do 2º Distrito. O projeto foi apresentado no Ministério das Cidades, mas “caiu no limbo do esquecimento”. “Entra naquela eterna fila de convênios. E nunca é liberado. Pior é que a população não culpa o Governo Federal, mas o prefeito”, explicou o prefeito de Ji-Paraná.

Em maio, os prefeitos de Rondônia terão a oportunidade de protestar em Brasília. A presidente da República deve participar do ato organizado pela Confederação Nacional dos Municípios.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19