Rondônia, 10 de janeiro de 2025
Cidades

Negligência do Estado no atendimento a criança leva MP a propor ação

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Rolim de Moura, propôs ação civil pública contra o Estado de Rondônia para assegurar o Tratamento Fora do Domicílio (TFD) a uma criança. Conforme documentação, a criança sofre de síndrome nefrótica desde os dois anos de idade, e em avaliação médica realizada em outubro de 2012, foi atestada a necessidade da realização de exames especializados – como análise de nível Serico do Cicloporino – não disponíveis no Estado de Rondônia.

Embora iniciados os procedimentos relativos ao TFD ainda em outubro, o Estado foi negligente no atendimento, deixando de prover os meios para garantir o tratamento especializado de que depende a criança.
O Promotor de Justiça Márcio Giorgi Carcará da Rocha afirmou na ação que o próprio especialista do Estado que presta atendimento à criança já afirmou a necessidade do tratamento ser realizado fora do Estado de Rondônia, no entanto, a Secretaria Estadual de Saúde não promoveu as ações necessárias a garantir esse atendimento.

Em consequência disso, pediu-se liminarmente a obrigação na adoção das medidas imediatas ao seu pronto atendimento, com a incidência de multa diária e sequestro de valores nas contas do Estado para assegurar o seu cumprimento.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19