Rondônia, 17 de novembro de 2024
Cidades

Nível do Rio Machado baixa e quatro famílias estão em ginásio

As águas do Rio Machado estão baixando em Ji-Paraná. De acordo com a última medição, feita  nesta sexta-feira, por volta de 15 horas, o nível oscila em 10,86m, portanto, pouco abaixo da medição do dia anterior, quando  marcavam 11,05m. As informações foram prestadas pela coordenadora municipal da Divisão de Proteção e Defesa Civil, Meire Zanettin. O órgão vem monitorando o nível do rio Machado diariamente desde fevereiro. A partir da última segunda-feira (28/3), o trabalho está sendo realizado a cada hora.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, a elevação da calha do rio este ano é considerada muito pequena, mas o suficiente para desabrigar muitas pessoas de bairros como Duque de Caxias, Primavera, São Francisco e Urupá. Elas tiveram suas casas alagadas e apenas quatro famílias estão morando provisoriamente no ginásio municipal de Esportes Adão Lamota.

A Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está mobilizada para continuar resgatando as futuras vítimas, caso hajam. Neste momento, são 13 pessoas no total assistidas pelo poder municipal, sendo 7 adultos e 6 crianças. Elas estão recebendo alimentação e cuidados em sua higienização providenciados pelos funcionários da Semas. A prefeitura também está arcando com o traslado diário das crianças para a escola, para que não venham a perder aulas. “O número de pessoas desabrigadas na verdade é maior, porque muitas se socorreram na casa de parentes e amigos”, informa o técnico social da Semas, Rogério Crivelari. Segundo ele, por enquanto, não há previsão de quando todas elas poderiam voltar para suas casas. “Esta posição dependerá de uma autorização da Divisão de Proteção e Defesa Civil”, completou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Operação do MP, PM e Polícia Civil cumprem mandados contra acusados de grande incêndio florestal

Após ação do MP agente de Polícia é condenado por estupro de vulnerável

Com mais de R$ 3 milhões repassados pelo Fitha, Prefeitura de Porto Velho recupera 1.600 quilômetros de estradas rurais

Prefeita que perdeu reeleição no Acre impede transição e eleito aciona o MP