Rondônia, 29 de abril de 2024
Cidades

CES Rioterra fomenta criação de Horta Comunitária em Itapuã do Oeste

Entre as ações desenvolvidas pelo Setor de Educação do CES Rioterra foi realizado, nos dias 5, 6, 7 e 8 de abril, o curso “Capacitação para a construção de Horta Escolar Comunitária” na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meirelles, na Linha B40, área rural de Itapuã do Oeste. A ação que faz parte do projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do programa Petrobras Sociomambietal, envolveu os 83 alunos,  professores, funcionários e pais dos estudantes.

“Trabalhamos a interdisciplinariedade com conteúdo teórico e aplicação prática buscando o desenvolvimento integral dos participantes. Abordamos questões sobre segurança alimentar, valor nutricional e diferenças entre verduras e legumes, tema do ensino de Ciências em sala de aula, por exemplo. Trabalhamos a Matemática ao utilizar formas geométricas e cálculos na construção dos canteiros e noções de Arte na confecção de cartazes com desenhos, colagens e pinturas”, explicou Alexandre Queiroz, responsável pelo Eixo Produção Sustentável do Setor Educação.

Para os participantes, além do aprendizado adquirido e do envolvimento das crianças e dos pais em atividades lúdicas, a ação também tem um importante valor econômico. “Foram dias muito divertidos e produtivos para as crianças e o melhor é que poderemos utilizar a produção dessa horta na merenda escolar fornecida pela escola. Com isso, poderemos economizar os recursos públicos e direcioná-los para a compra de alimentos diferenciados”, acrescentou Luciana Monteiro da Silva, diretora da E.M.E.F Cecília Meirelles.

“A horta está quase pronta. Na próxima etapa da ação finalizaremos os canteiros e daremos início ao plantio dos vegetais e hortaliças escolhidas pelos participantes. E é importante destacar que sempre utilizamos conceitos e práticas agroecológicas”, finalizou Queiroz.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ministério Público denuncia prefeita de Guajará-Mirim, o marido e outras 6 pessoas por 13 crimes

Justiça de Rondônia determina que Estado e Município façam ressarcimento de despesas à paciente

Acusado de tentar matar marido de ex-companheira vai a júri popular em Vilhena

Bombeiros resgatam idoso de Cabixi que estava desaparecido no mato há 15 dias