Rondônia, 04 de janeiro de 2025
Cidades

Nova Brasilândia é o município com a melhor nota de Rondônia na educação básica

Nova Brasilândia do Oeste é o município de Rondônia com a melhor educação básica, de acordo com o resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado ontem pelo Inep. Nas séries iniciais (1º ao 5º ano), a nota foi de 6,9, com destaque para a EMEF Machado de Assis que obteve nota 7,0, seguida da EMEIEF Nossa Senhora das Graças, com 6,9. Já nas séries finais (6º ao 9º), a média foi de 6,1. Essa é a segunda vez que o município supera a meta e obtém a maior nota entre as cidades do estado.

Ideb é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), e avalia a evolução da aprendizagem no país, com base no desempenho dos alunos em português e matemática. O objetivo é levar o Brasil a atingir a mesma média de conteúdo de alunos de países desenvolvidos (OCDE). Em uma escala de zero a 10, a meta é chegar a 6 na média geral, tanto em escolas públicas quanto particulares.

De modo geral, dos 52 municípios de Rondônia, 22 deles atingiram ou superaram a meta nas séries iniciais. As maiores notas foram de Nova Brasilândia do Oeste (6,9), Novo Horizonte do Oeste (6,6), Cerejeiras (6,4), Santa Luzia do Oeste (6,3) e Colorado do Oeste (6,3).

Por outro lado, nas séries finais 17 municípios atingiram ou superaram a meta proposta pelo Ministério da Educação. As maiores notas foram de Nova Brasilândia (6,1), Espigão do Oeste (5,4), Ministro Andreazza (5,4), Presidente Médici (5,4) e São Francisco do Guaporé (5,4).

“É muito bom ver a evolução da educação em Rondônia. Para muitos municípios, mesmo sem atingir a meta que estava proposta, houve aumento na nota, houve melhorias, e é algo que precisa continuar. Estamos em um ano com dificuldades, em que alunos, professores, toda a rede municipal de ensino está enfrentando o desafio de continuar o processo de ensino-aprendizagem e isso tem nos fortalecido, mostrado que políticas públicas voltadas para a educação são primordiais. Parabéns aos municípios que atingiram ou superam a meta, e também aqueles que evoluíram e continuam em busca da melhor educação”, diz Gislaine Lebrinha, presidente da Arom.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19

Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura