Nova Mamoré envia projeto à Câmara para garantir rateio do recurso remanescente do Fundeb

O prefeito de Nova Mamoré, Marcélio Brasileiro, e a secretária municipal de Educação, Eunice Menezes, apresentaram o projeto de Lei 009/2021 garantindo o pagamento de abono aos profissionais de Educação neste ano de 2021. A matéria foi encaminhada à Câmara de Vereadores e permite ao Executivo fazer o rateio do saldo remanescente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) dentro dos parâmetros do índice de 70%.
Segundo Marcélio, a gestão municipal vinha discutindo há alguns dias junto ao Tribunal de Contas e a Associação Rondoniense de Municípios (Arom) a legalidade das transferências financeiras do recurso da Educação, e os estudos garantem o direito dos profissionais da área básica do ensino. “Embora o ideal seja rever o Plano de Cargos e Carreira da categoria, readequando-o e incorporando este saldo à remuneração fixa dos profissionais, temos limitações em fazer qualquer mudança nesse sentido até o final do exercício de 2021, conforme determina a Lei Complementar nº 173/2020”, explicou o prefeito.
A distribuição será proporcional à remuneração individual bruta dos profissionais da educação em efetivo exercício. Para fins de cálculo e rateio, também será levado em conta o período que estes profissionais trabalharam no ano de 2021. O rateio será realizado entre os servidores efetivos, que atuam no magistério da rede municipal de ensino e recebem seus salários através de recursos do Fundeb 70%.
Veja Também
Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim