Rondônia, 20 de dezembro de 2025
Cidades

Nove ocupantes de avião encontrado na Amazônia passam bem, diz FAB

A FAB (Força Aérea Brasileira) informou na tarde desta sexta-feira que passam bem 9 dos 11 ocupantes do avião C-98 Caravan, localizado pela manhã em meio à floresta amazônica. A aeronave havia desaparecido ontem, durante voo entre Cruzeiro do Sul (AC) a Tabatinga (AM), com 11 pessoas a bordo.



"Dos 11 ocupantes do avião, um está desaparecido e há indícios de um possível óbito. Há nove sobreviventes que passam bem", informou a FAB em nota.

Avião da FAB desaparece com 11 pessoas a bordo no Norte

"Dos 11 ocupantes do avião, um está desaparecido e há indícios de um possível óbito. Há nove sobreviventes que passam bem", informou a FAB em nota.

Estavam na aeronave quatro militares e sete funcionários da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que viajavam para Tabatinga como parte da Operação Gota, que tem como objetivo vacinar as "populações residentes em áreas rurais e indígenas de difícil acesso".

De acordo com a Funasa, os sobreviventes foram levados para o aeroporto de Cruzeiro do Sul (AC), onde receberão os primeiros atendimentos por profissionais de saúde da Aeronáutica. Se necessário, poderão ser encaminhados a hospitais da região.

A Aeronáutica informou que o avião pousou no rio Ituí, afluente do rio Javari, entre duas aldeias. Inicialmente, o avião foi localizado por índios da tribo dos Matis, que acionaram a Funai (Fundação Nacional do Índio). Em seguida, aeronaves da FAB que participavam das buscas seguiram para o local e identificaram o C-98.

Buscas

Segundo o Comando da Aeronáutica, o avião --que pertence ao 7º ETA (Esquadrão de Transporte Aéreo), sediado em Manaus (AM)-- saiu ontem de Cruzeiro do Sul e deveria pousar em Tabatinga às 10h15, horário local (ou 12h15, horário de Brasília).

O Salvaero (Serviço de Salvamento Aéreo) recebeu o ELT (sinal de emergência) emitido pela aeronave 58 minutos após a decolagem. "Com base nas informações do ELT e dos últimos contatos por radar e rádio com o controle de tráfego aéreo, foi possível estabelecer uma área para início das buscas", informou a FAB ontem, em nota.

As buscas pela aeronave contaram com sete aeronaves da FAB e uma do Exército. Entre as aeronaves utilizadas estão dois helicópteros H-60L BlackHawk, um helicóptero HM-3 Super Cougar, um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante, dois C-105 Amazonas e um R-99.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis

Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro

Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada

BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim