Rondônia, 01 de maio de 2024
Cidades

Obra da UPA de Ji-Paraná deve ser concluída em abril de 2018

A obra de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) em Ji-Paraná está bem adiantada, com previsão de ficar pronta em abril de 2018. Conforme a Prefeitura de Ji-Paraná, a empresa JJ Ramires Construções LTDA iniciou os trabalhos em março desse ano, numa área localizada na rua T-10, bairro Nova Brasília, e está cumprindo o cronograma de execução dos serviços.

Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento, o projeto de execução conta com ala administrativa, consultórios médicos, setor de estabilização, triagem, recepção, sala de espera e para exames laboratoriais, 10 leitos de observação, ala odontológica, farmácia, setor de assistência social e área de desembarque de ambulâncias.

O investimento é de R$ 3,2 milhões do Ministério da Saúde, com contrapartida do Governo do Estado de Rondônia e Prefeitura de Ji-Paraná.

Já o secretário municipal de saúde, Renato Fuverki, informou que além dos recursos para a construção, a prefeitura já está licitando as mobílias, climatização e equipamentos que serão instalados na unidade de pronto atendimento.

“Já estão garantidos também recursos que serão repassados mensalmente pelo Governo Federal para a manutenção da UPA. Todo esse investimento é um importante passo para a saúde de Ji-Paraná, a segunda maior cidade do Estado”, enfatizou o secretário.

A unidade será um pronto socorro avançado, que atenderá casos de urgências e emergências. Depois que o paciente for estabilizado, será encaminhado para o Hospital Municipal Dr. Claudionor Roriz ou unidades especializadas, de acordo com o caso.

Outra informação importante foi prestada pelo Prefeito Jesualdo Pires (PSB): “com a construção da UPA, a Prefeitura de Ji-Paraná já garantiu junto ao Governo Federal a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município”, ressaltou o chefe do executivo.

O Serviço, após implantado, irá funcionar 24 horas com equipes especializadas que poderão ser acionadas pelo número 192 gratuitamente. Em uma ambulância ou UTI móvel, médicos e enfermeiros atenderão a população no local da ocorrência e depois deverão encaminhar o caso para unidades de saúde.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ministério Público denuncia prefeita de Guajará-Mirim, o marido e outras 6 pessoas por 13 crimes

Justiça de Rondônia determina que Estado e Município façam ressarcimento de despesas à paciente

Acusado de tentar matar marido de ex-companheira vai a júri popular em Vilhena

Bombeiros resgatam idoso de Cabixi que estava desaparecido no mato há 15 dias