Obras de alteamento da ponte ferroviária de Jacy-Paraná já estão na metade

História
A obra está sendo realizada pela Santo Antônio Energia, atendendo uma solicitação da Secretaria Estadual de Esporte, Cultura e Lazer, para evitar que a estrutura, que tem mais de 100 anos, fique submersa nos períodos de cheia dos rios Madeira e Jacy-Paraná. As obras, que contam com 30 trabalhadores, começaram em 4 de julho e têm previsão de serem concluídas em novembro.
História
As pontes metálicas utilizadas na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foram construídas sob medida em uma usina siderúrgica localizada na cidade de Chicago (EUA) e foram trazidas desmontadas por navios e montadas nos lugares respectivos. Antes da chegada das pontes em ferro, foram construídas pontes de madeira para que a obra da ferrovia não fosse interrompida e os comboios com equipamentos e trabalhadores chegassem às frentes de serviço. A ponte sobre o rio Jacy-Paraná foi montada entre os anos 1909 e 1910 e inaugurada dia 31 de maio de 1910.
Veja Também
Governo de Rondônia cria primeiro observatório de monitoramento de saúde na fronteira
Eleições 2026: 7 estados já solicitaram apoio das Forças Armadas para atuação no 1º turno
Justiça proíbe Vibra Energia de trafegar com excesso de carga nas rodovias de Rondônia
Ibama inicia operação para prevenir incêndios florestais na Amazônia