Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Cidades

Obras de drenagem prejudicam abastecimento de água em Ariquemes

Em um intervalo de 17 dias, o abastecimento de água em Ariquemes foi prejudicado devido às obras de drenagem executadas pela Monte Cristo Engenharia Ltda (Emec), contratada pela Prefeitura.

De acordo com Eliana Seti, superintendente regional, "os acidentes que atingem diretamente nossas redes de abastecimentos, sejam elas primárias (adutoras) ou secundárias (distribuição), acontecem com frequência".

Segundo a superintendente em razão de Ariquemes ser uma cidade em construção, as obras de infraestrutura causam situações indesejadas à Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - Caerd, em diversos pontos da cidade.

Ela cita, por exemplo, o rompimento da adutora de água tratada da Caerd - PRFV DN400mm), consertada pela empresa EMEC na obra de implantação da rede de drenagem pluvial no bairro Pedrinhas, Jorge Teixeira e bairros próximos.

"A empresa rompeu a adutora e a recompôs com auxílio técnico de funcionários do Setor Operacional da Caerd", disse Eliana Seti.

Lama

A recomposição da referida adutora foi supervisionado pelo diretor Técnico e Operacional, engenheiro Mauro Berberian, que esclareceu o motivo da presença de lama (barro) na água de abastecimento, em  algumas ocasiões e situações pontuais,  especialmente, no Setor 09.

"O rompimento ocasionado em 14 de março, acidentalmente, pela empresa Emec à serviço da Prefeitura de Ariquemes, promoveu a sucção de materiais externos (barro/lama) juntamente com a água de abastecimento aduzida sob pressão por aquela adutora. A Caerd prontamente providenciou a descarga na rede de abastecimento, porém, nos bairros próximos, entre eles o Setor 09, essa água misturada com lama seguiu para algumas unidades consumidoras", declarou Berberian.

Em decorrência desta situação, a população manifestou-se, recorrendo à Câmara de Vereadores, entidades de Defesa do Consumidor e na imprensa local. Porém, Mauro Berberian informou que na mesma data da ocorrência desse incidente, 14, a Caerd corrigiu e restabeleceu o abastecimento.

Novo ronpimento

Conforme Eliana Seti, a mesma rede adutora foi rompida na quinta-feira, 31 de março, prejudicando novamente todo o sistema de distribuição de água. Ela informou que notificou a referida empresa para consertar a tubulação e espera que isto ocorra em 24 horas.

A superintendente regional informou que a recuperação total do sistema ocorrerá nesta sexta-feira, 1, no período noturno. "Hoje o abastecimento foi normalizado, mas a recuperação total do Sistema só será durante à noite", disse. 

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19