Operação Amazônia reúne 4 mil homens das Forças Armadas até o dia 21
As Forças Armadas iniciam hoje (10) a Operação Amazônia, com o objetivo de aperfeiçoar a defesa e soberania da região amazônica. O treinamento vai se concentrar em Manaus, Boa Vista e na cidade de Normandia (RO). O exercício reúne, até o dia 21, cerca de 4 mil homens da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
De acordo com o Ministério da Defesa, a finalidade da operação é aprimorar ações de controle de tráfego fluvial, treinar incursões terrestres ofensivas e defensivas, aperfeiçoar saltos de paraquedistas e atividades de defesa antiaérea. Trabalhos cívico-sociais em comunidades ribeirinhas também estão incluídos.
A região amazônica apresenta características desafiadoras para as operações militares realizadas, especialmente quanto aos deslocamentos, às distâncias e dificuldades de acessos condicionados aos meios fluviais e às condições climáticas, explicou o general do Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar De Oliveira, comandante militar da Amazônia. A operação é importante para a manutenção da capacidade operativa das tropas na região, completou.
Esta é a terceira edição da Operação Amazônia, que já ocorreu em 2011 e 2012.
Veja Também
Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim