Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Cidades

Operação Itinerante da Justiça atende comunidade de Calama

Ainda era noite quando a embarcação “Deus é Amor II”, após nove horas de viagem, chegou com a equipe da Operação Justiça Rápida Itinerante ao distrito de Demarcação, comunidade localizada às margens do rio Machado, a 210km da capital rondoniense. No barco, também estão representantes do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Justiça Eleitoral, Exército Brasileiro, Secretaria Municipal de Assistência Social, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. São servidores públicos empenhados em prestar apoio e serviços às pessoas que residem nas comunidades ribeirinhas.

Em Demarcação ainda é grande a reclamação por parte dos moradores com relação ao abandono da comunidade. Segundo eles, após a forte cheia do Rio Madeira, ocorrida em 2014, apresentam várias necessidades, como a falta de atendimento médico. Uma dessas pessoas, Heleno da Costa, mora há quinze anos no distrito. Ele disse que a enchente acabou com a maior referência da localidade na Região, a produção de mandioca.

Atendimento jurisdicional

Para se ter uma ideia, uma simples retificação ou pedido de expedição da primeira via da certidão de nascimento pode custar para o morador de Demarcação, aproximadamente, a quantia de trezentos e sessenta reais, caso tenha de ir até Porto Velho, sede do município, e voltar. Isso porque a passagem até a capital custa cento e vinte reais, somados à hospedagem e alimentação.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19