Operação Verde intensifica ações contra as queimadas em Rondônia

Bombeiros intensificam atuação contra queimadas e incêndios. Neste período de clima seco que passa o Estado de Rondônia, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia- CBMRO tem intensificado a atuação no combate a queimadas e incêndios, e eliminou, entre o dia 4 e 13 deste mês, na região de Parecis, 54 focos de calor identificados por satélite.
A ação faz parte da Operação Verde Rondônia e mobilizou bombeiros do quartel de Pimenta Bueno e Rolim de Moura, assim como as bases de Seringueiras e Alta Floresta. A complexidade da missão se deu por se tratar de uma área de mata fechada, de difícil acesso.
Foram utilizadas na ação duas viaturas ABS, duas bombas costais motorizadas, quatro bombas costais rígidas, abafadores, motosserras, facões, foices, enxadas e um caminhão ABT. Fazendeiros locais e a Prefeitura de Parecis também ajudaram a conter o incêndio colocando máquinas para realizar os aceiros, ou seja, isolamento de áreas para evitar propagar fogo.
‘‘A Operação Verde Rondônia não medirá esforços para extinguir qualquer foco de calor e no menor tempo resposta’’, garante o diretor de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros de Rondônia (CBM/RO), Ailton Rodrigues Ferreira. Para denúncias, a população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.
Veja Também
Engenheira da Sedam morre após colisão entre duas caminhonetes na BR-364
MPRO entra com Ação Civil Pública por desmatamento de área equivalente a 1.780 campos de futebol
Governo de Rondônia cria primeiro observatório de monitoramento de saúde na fronteira
Eleições 2026: 7 estados já solicitaram apoio das Forças Armadas para atuação no 1º turno