Rondônia, 13 de janeiro de 2025
Cidades

Órgãos Ambientais realizam Pit Stop para conscientizar sobre queimadas

Para evitar queimadas em terrenos baldios nesta época do ano em Ji-Paraná, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ji-Paraná (Semeia), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Policia Militar Ambiental, Universidade Federal de Rondônia, Ifro e a ONG Amparo Animal estão realizando uma série de ações para coibir esse problema.

Nesta terça-feira, 12, pela manhã um o Pit Stop foi realizado, no semáforo na Avenida Marechal Rondon esquina com a Rua dos Mineiros, no Bairro Dois de Abril, onde foram entregues panfletos  com informações de como evitar as queimadas e como denunciar.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente de Ji-Paraná, Laline Garcia Gomes, as queimadas acabam com a biodiversidade, matando plantas, animais e os microorganismos fundamentais para o equilíbrio ecológico e sem contar que a prática de colocar fogo é crime.

A Campanha de Conscientização vai mais além do que a realização de pit stop, a equipe da Semeia com as parcerias, vai visitar os principais bairros que são os vilões em se tratando das queimadas, para punir com multas aqueles que colocarem fogo e até mesmo os donos dos terrenos baldios que estiverem com eles sujos também serão multados.  

Segundo Meire Zanetin, Biologa coordenadora da Defesa Civil, nesse período se seca, muitas pessoas colocam fogo no lixo domestico e também em terrenos baldios achando que estão fazendo uma limpeza, mas na verdade está ficando insuportável devido as fumaça e os folículos que prejudicam a saúde de todas as pessoas, porém, os mais afetados são crianças e idosos com baixa imunidade. “Em alguns locais as pessoas não conseguem nem respirar, por isso, essa ação de conscientização, para evitar esses problemas”.

No pit stop, a dona de casa Maria Conceição Reis, que é mãe de 2 crianças, disse que não agüenta mais levar os filhos na Unidade Básica de Saúde de Ji-Paraná, por causa da fumaça das queimadas que tem prejudicado a saúde das crianças, ela disse ainda que foi necessário comprar um aparelho de inalação para ajudar no tratamento.

“Eu não suporto mais ver meus filhos doentes por casa da fumaça das queimadas, eu parabenizo a equipe da Semeia e da Polícia Ambiental de estar realizado esse pit stop para acabar com esse problema, tomara que as pessoas tenham essa consciência que o fogo prejudica a saúde e o meio ambiente”, concluiu Maria Conceição.   

As denuncias sobre queimadas e de terrenos sujos podem ser feitas na Secretaria de Meio Ambiente localizada na Av. Menezes Filhos no bairro 2 de Abril, ou pelo telefone 3411-4204.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19