“Passe Livre” para transporte é emitido na Rondônia Rural Show

Presente na 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem – DER, está com um estande atendendo as demandas da população, entre elas, a emissão da carteira de “Passe Livre”, conforme a Lei n° 1.307 de 15 de janeiro de 2004, que dá prioridade ao atendimento às pessoas que necessitam do sistema de transporte coletivo intermunicipal, já o Decreto n° 26.294 de 6 de agosto de 2021, regulamenta a concessão do passe livre às pessoas idosas, pessoas com deficiência e em tratamento. O documento está sendo entregue logo após a solicitação.
O diretor-geral do DER, Éder André Fernandes Dias, salienta que a emissão da carteira de “Passe Livre” é fácil e rápida. “Os interessados devem procurar o estande do DER e em pouco tempo já estarão com a carteira em mãos, podendo usufruir desse benefício, ou seja, viajar gratuitamente dentro do Estado”.
O titular da pasta, ressalta ainda que, o DER trabalha em conjunto às demais secretarias e autarquias do Governo de Rondônia, para assegurar o sucesso da 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional. “Meses antes, nos preparativos, máquinas e homens do DER trabalham nos serviços de infraestrutura viária e de acesso ao parque Vandeci Rack; com patrolamento, encascalhamento, substituição de uma ponte de madeira por um bueiro no acesso secundário, além de limpeza de vegetação e suporte nas demandas solicitadas pelas secretarias”, destacou Éder André.
A artesã Sidiani Aparecida aproveitou a oportunidade e solicitou a carteira de “Passe Livre” para o filho, e saiu de lá com o documento em mãos. “Tenho um filho de 14 anos que é autista, o diagnóstico foi tardio, comecei a levar aos médicos para realizar o tratamento, por isso, é muito importante essa carteira de “Passe Livre”, muitas vezes tenho que me deslocar com ele para outros municípios e até para Porto Velho, e graças a Deus consegui muito rápido, agradeço ao governador Marcos Rocha e ao diretor do DER, Éder Fernandes por essa ajuda que estão dando não só à mim, mas a todos os que precisam”, destacou Sidiani.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Idosos: Carteira de Identidade – RG ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH ou Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, Cadastro de Pessoa Física – CPF, comprovante de residência, comprovante de renda (no máximo dois salários mínimos) e uma foto 3×4 recente.
Para pessoas com deficiência ou em tratamento de saúde: Carteira de Identidade – RG ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH ou Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, Cadastro de Pessoa Física – CPF, comprovante de residência, comprovante de renda (no máximo dois salários mínimos) e uma foto 3×4 recente. Além dos documentos pessoais são necessários exames complementares e um atestado médico, conforme o Decreto n° 26.294 de 6 de agosto de 2021.
Veja Também
Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim