Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Cidades

Pnad aponta que taxa de desemprego no Brasil atinge 9%

A taxa de desemprego no Brasil registrou, no trimestre encerrado em novembro do ano passado, o maior número de desempregados da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a Pnad, iniciada no primeiro trimestre de 2012 pelo IBGE. A pesquisa aponta que, em novembro, mais de nove milhões de pessoas estavam sem emprego no país.

Os números representam um crescimento na taxa de desocupação de mais de 3,5% em relação ao mês de agosto de 2015 e de mais de 41% em relação a novembro de 2014. Para Fernando de Aquino Fonseca Neto, conselheiro do Conselho Federal de Economia, Cofecon, o aumento nos índices de desemprego podem ser explicados pela atual crise na economia.

De acordo com o especialista, a economia não está crescendo e, portanto, não consegue criar empregos para absorver a entrada de novos profissionais no mercado de trabalho. “Ultimamente, não tem gerado empregos necessários para absorver as pessoas que vão entrando no mercado de trabalho. Então, a gente acumulou um crescente número de pessoas que têm procurado emprego e não tem conseguido se empregar. Então, isso aumenta o número de desempregados, que são os que estão procurando emprego e aumenta a taxa de desemprego”, diz Fonseca Neto.

Os dados divulgados pela pesquisa indicam uma queda no total de pessoas empregadas de 0,6% no trimestre até novembro de 2015,em relação à quantidade registrada no mesmo período de 2014. No total, 533 mil postos de trabalhos foram extintos. Os dados da Pnad também apontam estabilidade na renda média do trabalhador. O ponto positivo foi à queda de inatividade. Ao todo, durante o período, mais de 200 mil pessoas que estavam fora da força de trabalho voltaram a pressionar o mercado.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19