Polícia Civil e MP deflagram operação de combate ao desmatamento ilegal

Na manhã desta sexta-feira (14), a Polícia Civil em São Francisco do Guaporé, com apoio do Ministério Público de Rondônia e da Sedam, deu cumprimento a 7 mandados de prisão de envolvidos em crimes ambientais. São 5 prisões temporárias e duas preventivas, além do cumprimento de 8 mandados de busca e apreensão.
Mais de 20 policiais, entre delegados, agentes e escrivães atuam na Operação Mezilaurus.
Os acusados são investigados por crimes de associação criminosa, desmatamento ilegal de floresta, furto ilegal de madeira, receptação e corrupção ativa, fatos ocorridos em São Francisco do Guaporé, na Reserva Parque Estadual Serra dos Reis.
A primeira parte da operação foi realizada na quinta, na Reserva Serra dos Reis, com o apoio da Polícia Técnico Cientifica (POLITEC), que realizou a constatação dos danos causados.
Entre os envolvidos, há um vereador, donos de serrarias da cidade e de empresa de segurança.
Além das acusações de desmatamento ilegal de floresta, furto ilegal de madeira, e receptação, eles também são acusados de estarem subornando agente público da área da segurança pública do Estado, para que deixasse de realizar a fiscalização e liberasse a entrada de caminhões com madeira ilegal na cidade.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas serrarias da cidade e na residência dos envolvidos.
O nome da operação, Mezilaurus, faz ilusão ao nome cientifico da árvore típica da região, conhecida como Itaúba (mezilaurus itauba), sendo esta a espécie preferida para extração do grupo criminoso.
As identificações dos envolvidos não foram divulgadas para garantir o sigilo das investigações.
Veja Também
Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim