Polícia realiza megaoperação para prender invasores de áreas de conservação em Rondônia
A Polícia Civil de Rondônia, com apoio de homens da Companhia de Operações Especiais (COE), deflagrou na manhã desta quarta-feira (27) no município de Buritis a Operação Terra Prometida, de combate à exploração e invasão ilegal de áreas de Unidades de Conservação do Parque Estadual de Guajará-Mirim, e cumpre mandados de prisões e de busca e apreensão em diversos endereços na cidade e na área rural. A ação é realizada ainda com servidores da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).
A Operação Terra Prometida é coordenada pelos delegados Julio Cesar Souza Ferreira e Roberto dos Santos da Silva, titulares em Ouro Preto do Oeste, que se deslocaram para Buritis no dia 1º de setembro, enquanto o delegado Niki Alves Locatelli, assumiu interinamente a Delegacia local.
A área de Reserva do Parque era de 258.813 ha, mas perdeu 53.6012 ha com a existência de títulos definitivos de propriedade de terra, problema que vem se agravando com as ocupações por posseiros ligados a movimentos de trabalhadores sem-terra e a especulação comercial.
A abertura de uma estrada pelo governo no meio da Reserva interligando Ariquemes a Guajará-Mirim também impulsionou a especulação.
Veja Também
Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo
Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19