Rondônia, 19 de dezembro de 2025
Cidades

Polícia realiza megaoperação para prender invasores de áreas de conservação em Rondônia

A Polícia Civil de Rondônia, com apoio de homens da Companhia de Operações Especiais (COE), deflagrou na manhã desta quarta-feira (27) no município de Buritis a Operação Terra Prometida, de combate à exploração e invasão ilegal de áreas de Unidades de Conservação do Parque Estadual de Guajará-Mirim, e cumpre mandados de prisões e de busca e apreensão em diversos endereços na cidade e na área rural. A ação é realizada ainda com servidores da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

A Operação Terra Prometida é coordenada pelos delegados Julio Cesar Souza Ferreira e Roberto dos Santos da Silva, titulares em Ouro Preto do Oeste, que se deslocaram para Buritis no dia 1º de setembro, enquanto o delegado Niki Alves Locatelli, assumiu interinamente a Delegacia local.

A área de Reserva do Parque era de 258.813 ha, mas perdeu 53.6012 ha com a existência de títulos definitivos de propriedade de terra, problema que vem se agravando com as ocupações por posseiros ligados a movimentos de trabalhadores sem-terra e a especulação comercial.

A abertura de uma estrada pelo governo no meio da Reserva interligando Ariquemes a Guajará-Mirim também impulsionou a especulação.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis

Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro

Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada

BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim