Rondônia, 13 de janeiro de 2025
Cidades

Por mais recursos, prefeitos de Rondônia engrossam mobilização no Congresso

Nos próximos dias 2 e 3 de setembro, o Congresso Nacional novamente será tomado por centenas de prefeitos de todo o país. Em mobilização permanente, os gestores municipais aproveitarão o esforço concentrado dos parlamentares em apreciar matérias antes das eleições de outubro e pedirão a aprovação dos temas municipalistas. A maioria dos prefeitos de Rondônia já confirmou presença na articulação em Brasília.

A mobilização é parte das atividades sequenciais definidas na última Marcha dos Prefeitos a Brasília, promovida pela Confederação Nacional de Municípios – CNM. A Associação Rondoniense de Municípios – Arom, por meio do presidente Marinho da Caerd e prefeitos, pediu atenção especial à Bancada Federal do estado no Congresso aos projetos que criam aumento dos repasses federais e extensão de prazo à Lei dos lixões, inclusive os que dificultam as prefeituras.

A participação dos prefeitos é imprescindível, segundo a associação. “A estratégia é garantir o quórum no Plenário do Senado e na Comissão Especial da Câmara dos Deputados”. Conforme Marinho, o objetivo inicial é conseguir que o relatório da PEC 39/2013, que trata do aumento do FPM, seja apreciado no Plenário do Senado. “Estamos diante de uma oportunidade histórica de melhorar a nossa realidade e não podemos deixar de ir a Brasília”, disse o presidente.

A sensibilização da causa municipalista aos deputados e senadores também evidencia urgência pela aprovação de uma emenda à Medida Provisória (MP) 649/2014. O texto proposto institui adiamento ao prazo final da Lei dos Resíduos Sólidos, que estingue os lixões e define políticas adequadas para o tratamento do lixo pelas prefeituras. O prazo já se expirou em 02 de agosto deste ano e os prefeitos estão sujeitos a multas milionárias e até detenção por descumprimento.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19