Potencial turístico de Rondônia fortalece o setor para opções de fim de ano
Para reforçar o desenvolvimento do turismo em Rondônia, a Superintendência Estadual de Turismo – Setur fomenta projetos que divulgam o potencial do setor, com ações que resultam em oportunidades de se conhecer as riquezas naturais, a gastronomia, possibilitando que as pessoas possam desfrutar de momentos de sossego ou aventura.
As maiores potencialidades que Rondônia possui são suas belezas naturais. Nesta perspectiva de criar condições para demonstrar a harmonia que as águas rondonienses podem causar nos visitantes, a Setur criou a “Rota das Águas”. O destino contempla vários municípios e oferecem rios, cachoeiras, vales e parques.
Entre os destinos imprescindíveis da “Rota das Águas”, estão os municípios de Nova União e Ouro Preto do Oeste. Tanto o Vale das Cachoeiras, com suas dez quedas d´água, trilhas e paisagens que encantam aos que vão à Nova União, quanto a estância turística de Ouro Preto do Oeste, com seus morros, vales e parques encantam a milhares de turistas anualmente.
Ainda no segmento das abundâncias de águas que Rondônia entrega a seus visitantes, a Setur criou o polo turístico Rios de Rondon. Dentre os municípios que fazem parte do curso destes rios estão: Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Presidente Médici que possuem as maiores atrações com parques aquáticos, balneários, vales e até um museu arqueológico.
O Parque Nacional de Pacaás Novos é o ponto alto da preservação de ecossistemas da região que une a Floresta Amazônia e o Cerrado. Criado em 1979, o parque possui área total de 764.801 ha o binômio preservação ambiental e se estende pelos municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Campo Novo de Rondônia, São Miguel do Guaporé, Monte Negro, Governador Jorge Teixeira, Alvorada d’Oeste e Mirante da Serra. Sua temperatura média anual é de 25 ºC.
Monumento histórico
O Real Forte Príncipe da Beira é considerado patrimônio nacional e o monumento mais antigo de Rondônia. O lendário Forte serviu de base portuguesa, com uma posição estratégica para manter o seu domínio no oeste amazônico. Esta é uma das maiores obras militares de Portugal construída fora da Europa.
Comunidades
A valorização da raiz indígena que influencia todos os estados brasileiros pode ser reverenciada também em Rondônia com o etnoturismo. Além de semear o conhecimento das etnias que em Rondônia se fazem presentes, a Setur projetou no estímulo a este seguimento fortalecer o desenvolvimento ambiental nas comunidades indígenas, incentivando a conservação e o desenvolvimento ecológico. As ações possibilitam com que as pessoas possam conhecer as tradições, hábitos e culturas de gerações.
Impulsionar
O Programa “Rondônia para Todos”, instituído pelo Governo de Rondônia, em 2022, é uma das realidades da Setur no desenvolvimento de sua meta de difundir as belezas do Estado para incrementar o turismo.
O governador do Estado, Marcos Rocha, ressalta a importância de fortalecer o setor. “O Governo de Rondônia criou a Lei Estadual de Turismo em 2021, com intuito de impulsionar a procura do nosso Estado pelos turistas. Riquezas naturais e várias outras opções podem ser conferidas. Todas as ações estão sendo realizadas reforçando a importância desta atividade para a economia rondoniense”, enfatizou o governador.
Inserido no Plano de Aceleração do Turismo, o projeto “Rondônia para Todos”, tem como objetivo fortalecer as ações o turismo em dez eixos estaduais. Para maior êxito da ação que vai abrir espaço a investimentos nos municípios, o Governo do Estado orçou mais de R$ 11 milhões para capacitação, empreendedorismo, infraestrutura turística, eventos, promoção, entre outros em 2022.
Servidor
A valorização do servidor público estadual tem sido promovida também com a consolidação do Programa “Viaja Mais Servidor”. Os servidores públicos rondonienses possuem uma política de incentivo à viagens dentro deste programa com as parcerias que a Setur realiza e proporcionam ofertas de descontos em agências e operadoras de turismo possibilitando acesso a hospedagens, transportes, clubes de lazer. Para a iniciativa privada, ao aderir ao programa, a publicidade que pode ser dada ao serviço oferecido traz retorno significativo que sustenta uma oferta diferenciada de valores aos servidores rondonienses.
Veja Também
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19
Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura
Sistema Diretivo do Sindsef se reúne na última atividade de 2024