Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Cidades

Prazo para quitar IPTU com desconto termina dia 11

O vencimento da cota única do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2016 com desconto de 10% terminará na próxima segunda-feira, dia 11 de abril. A prefeitura de Ji-Paraná não prorrogará o prazo.

O contribuinte ji-paranaense também pode optar pelo parcelamento do valor em até 8 vezes, desde que a parcela não fique a baixo de R$ 55,00. Este ano o IPTU em Ji-Paraná foi realinhado em 9,7%, abaixo do índice oficial da inflação, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor – Amplo (IPCA), que foi de 10,67%.

Segundo dados da secretária municipal de fazenda, cerca de 55 mil domicílios já receberam os carnes do imposto. O proprietário de imóvel que, por algum motivo, não recebeu o carnê pelo correio poderá baixá-lo através do site da Prefeitura de Ji-Paraná (www.ji-parana.ro.gov.br) no item “IPTU on Line”. 

Já as pessoas que têm direito as isenções previstas na legislação devem procurar a Gerência de Arrecadação, na avenida Brasil, esquina com T-18,  para fazer a solicitação. Podem ser enquadrados neste caso os aposentados, os idosos acima de 65 anos e as viúvas ou viúvos, dos titulares dos imóveis. Só há necessidade de fazer o cadastramento quem fizer jus às isenções pela primeira vez.

O IPTU é um imposto arrecadado pelas prefeituras de todo o País e são referentes as residências, estabelecimentos comerciais e terrenos situados no perímetro urbano. Ele serve para custear despesas de administração e investimentos em obras de infraestrutura do município e serviços essenciais à população, como saúde, segurança e educação. Sua arrecadação vai direto para os cofres do município. Isso significa que o valor arrecadado pode ser aplicado em melhorias como escolas, hospitais, apoio cultural, assim com em reformas de vias públicas, de praças ou outras que beneficiem diretamente o cidadão contribuinte deste imposto.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19