Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Cidades

Pré-show de Crédito em Jaru abre as sete rodadas de negócios que antecedem a 5ª Rondônia Rural Show

O Pré-show de Crédito de Jaru, primeira de sete rodadas de negócios que antecipam a 5ª Rondônia Rural Show que aconteceu na sexta-feira (19) e no sábado (20), na praça central da cidade, superou todas as expectativas ao realizar dezenas de assinaturas de intenção de compra de equipamentos e insumos aproveitando os juros baixos do plano safra 2015/2016.

A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), instituições financeiras, fabricantes e representantes comerciais, promove até o final de março o Pré-show de Crédito em sete municípios pólos.

Jaru está localizado na região conhecida como Território Central de Rondônia, que engloba ainda os municípios de Jí-Paraná, Ouro Preto, Presidente Médici, Jorge Teixeira, Theobroma, Vale do Anari, Mirante da Serra, Urupá, Teixeirópolis, Nova União, Alvorada do Oeste e Vale dos Parecis, além dos distritos de Colina Verde, Tarilândia, Nova Londrina, Nova Colina, Novo Riachuelo, Estrela de Rondônia e Rondominas.

O plano safra 2015/2016, que disponibiliza recursos a juros subsidiados (5,5% ao ano), para o agronegócio familiar, e que tem vigência até o final de junho, é um dos fatores para a realização das sete rodadas de negócios antecipadas. As próximas acontecem, a partir das 8h, em Ariquemes, nos dias 23 e 24 de fevereiro; Nova Mamoré, nos dias 26 e 27 de fevereiro; São Miguel do Guaporé, nos dias 1 e 2 de março; Rolim de Moura, nos dias 4 e 5 de março; Cacoal, nos dias 9 e 10 de março; e em Colorado do Oeste, nos dias 11 e 12 de março deste ano.

“As taxas de juros que serão praticadas no plano safra 2016/2017 tendem a ser maiores que as atuais″, pontifica José de Arimatéia, diretor técnico da Emater-RO, que prevê a realização de “algo em torno de R$ 150 milhões em negócios só aqui em Jaru”.

Edson Dias, diretor da revenda Budny de Jí-Paraná, presente nos Pré-show em Jaru, diz que “esta idéia do governador Confúcio Moura é uma ótima estratégia quem vem desburocratizar os trâmites bancários”. Dias estima que as rodas de negócios antecipadas aumentarão em até 30% as vendas concretizadas na 5ª Rondônia Rural Show.

O sócio-proprietário da Casa da Lavoura e gestor da unidade de Jaru, Sandro Ramos, afirma acreditar  que “num ano atípico, com aumento das taxas de juros, a iniciativa vai alavancar os negócios em mais de 25%”.

Orácio de Alcântara, gerente da agência do Banco da Amazônia (Basa) de Jaru, diz que a iniciativa do governo vem facilitar as projeções de negócios, ajudando a arrumar o cadastro, para chegar na 5ª Rondônia Rural Show já com os negócios fechados.

Os sete encontros macro visam agilizar os tramites das propostas de financiamento de máquinas, equipamentos, insumos e demais bens agrícolas, pois as instituições financeiras necessitam de até 60 dias para realizar as operações de avaliação de cada proposta. “Permitindo que a liberação dos créditos propostos aconteçam durante a realização da 5ª Rondônia Rural Show, onde os produtores do agronegócio poderão concretizar seus sonhos de aquisição de tecnologias e, com isso, aumentarem a produtividade dos seus empreendimentos”, explica Evandro Padovani, secretário da Seagri.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19