Prefeito eleito de Vilhena diz que ainda não definiu secretários e que saúde será seu maior desafio
A vitória nas urnas, de Eduardo Tsuru, o Japonês, (PV), com uma diferença de 5.587 votos, sobre a ex-prefeita cassada pelo MDB, Rosani Donadon, em eleição suplementar realizada no domingo (3) em Vilhena, levou novo personagem ao mais alto posto do Executivo naquele município. Foram 21.520 eleitores que pediram mudança e, na manhã desta segunda-feira (4), em entrevista ao jornal local Folha do Sul On Line, o novo prefeito agradeceu a confiança e destacou a importância da vice, Maria José (PSDB), na conquista da vitória.
“Vou deixá-la à vontade para contribuir do jeito como se sentir melhor. O que posso garantir é que ela não será uma vice ‘decorativa’”, disse Japonês.
Natural de Bastos, no interior de São Paulo, é filho de imigrantes japoneses, Eduardo falou sobre saúde e admitiu que esse setor será seu maior desafio como gestor. “Mas quero deixar claro que o maior hospital da região não será usado para fazer politicagem. Vamos investir na saúde com a aquisição de equipamentos e medicamentos, mas principalmente, colocando técnicos nas funções certas e valorizando o servidor”.
Portariados
Tsuru disse que as informações preliminares dão conta de que o município hoje paga cerca de 500 comissionados e aproximadamente 200 servidores em função gratificada. Mas já avisou que reduzirá drasticamente esse número. “Vamos manter apenas o necessário para manter o bom funcionamento do serviço público”, antecipou, voltando a mencionar que irá valorizar o funcionalismo municipal.
Apoiadores
Eduardo também explicou como irá prestigiar atuais e ex-vereadores que contribuíram para sua vitória, argumentando que eles terão espaço para fazer indicações, mas ressalvando: “Quem for nomeado por indicação vai ter que mostrar serviço. Não tenho compromisso com a ineficiência”.
Obras
O prefeito eleito revelou que já começou a discutir com aliados a conclusão de obras paralisadas ou que ainda nem saíram do papel, caso da pavimentação das avenidas Rondônia (no Setor 19), 1º de Maio (no Centro) e 743 (no Cristo Rei). Além disso, também prometeu investimentos em infraestrutura nos bairros mais carentes.
Ao falar do Cristo Rei, o maior bairro de Vilhena, Japonês lembrou do vereador Ronildo Macedo (PV), morador daquela região, e que conseguiu quase zerar a vantagem eleitoral em relação à Rosani no tira-teima contra ele. “Vamos agradecer não só ao Ronildo, mas ao povo do Cristo Rei, investindo em obras e serviços no bairro”.
Secretariado
Eduardo garantiu que ainda não discutiu os nomes que comporão o primeiro escalão de sua administração, incluindo secretários. Mas avisou: “Agora é o momento certo de definirmos isso. Não fiz compromisso político com ninguém, portanto, não irei sofrer pressão para nomear a minha equipe”.
Veja Também
IML informa que causa da morte de advogada esposa de vereador eleito é indeterminada
Seca: governo paga auxílio para pescadores da região Norte
Corpo dilacerado por explosão de tanque em Vilhena era de adolescente
Tanque de caminhão explode em Vilhena e corpo de adolescente é dilacerado