Prefeito entrega 6 km asfalto na Ponta do Abunã e garante mais 1,8 km só para Vista Alegre
Gratidão. Essa é palavra mais exata para expressar o sentimento dos moradores dos distritos de Extrema e Nova Califórnia para com o prefeito Chaves. As manifestações de agradecimento foram feitas na sexta-feira (29), quando o prefeito esteve mais uma vez na Ponta do Abunã para vistoriar as obras do asfaltamento urbano. Sem jamais ter prometido um metro de asfalto sequer durante a campanha, em maio o prefeito esteve nos dois distritos para fazer o lançamento de três quilômetros de asfalto em cada um dos distritos. Durante os trabalhos, o prefeito ampliou para cinco quilômetros em cada localidade, chegando a dez quilômetros.
Antigos moradores disseram que de uma só vez o prefeito está fazendo mais asfalto do que toda a pavimentação já feita desde a criação dos dois distritos. O prefeito visitou os três distritos, Vista Alegre do Abunã, Nova Califórnia e Extrema, acompanhado do vice-prefeito Edgar do Boi, do deputado federal Expedito Neto, dos secretários Tiago Beber, de Obras; Evaldo Lima, da Agricultura e dos vereadores Alan Queiroz e Marcio do Sitetuperon.
Estradas
Em Nova Califórnia, a comitiva se reuniu com um grupo de pequenos produtores para tratar da situação das estradas rurais. Alguns manifestaram a preocupação com a possibilidade de perda da produção, principalmente de leite, devido as precárias condições de alguns ramais. O secretário Evaldo Lima explicou que até o final do ano passado, a responsabilidade pela manutenção das estradas na Ponta do Abunã era do DER, mas em dezembro veio uma ordem para desativar a residência rodoviária que existia no local e as máquinas foram retiradas.
Para piorar, o prefeito lembrou que ao assumir a prefeitura encontrou o parque de maquinário com apenas 25% dos equipamentos em condições de trabalhar. O restante estava avariado, sem condições de uso. De qualquer forma ele determinou aos secretários Beber e Lima que agilizassem as obras para atender aos produtores rurais. Lima disse que as máquinas estão em Abunã e tão logo terminem os serviços por lá, atenderão em Extrema e Nova Califórnia.
“Só aqui na região da Ponta do Abunã, temos 650 quilômetros de estradas vicinais. Ao todo, Porto Velho possui uma malha viária rural de 6.850 quilômetros. Nas condições em que recebemos nosso maquinário, chegaremos este ano no máximo à três mil quilômetros. Estamos recuperando o parque de maquinário para que no próximo ano possamos atender todas as linhas e ramais do município”, disse o prefeito.
Vista Alegre
Tanto em Extrema quanto em Nova Califórnia o asfaltamento foi feito em ruas que já possuíam na rede de drenagem, no entanto, a pavimentação nos dois distritos desencadeou uma onda de reclamações encabeçada pelo vereador Jacaré, representante de Vista Alegre. Para atender ao pleito do vereador, o prefeito concordou em asfaltar duas das principais ruas mesmo sem a rede de drenagem profunda, já que as ruas oferecem declividade suficiente para a drenagem superficial.
O prefeito se reuniu com moradores, a maioria alunos e alguns servidores municipais convidados pelo vereador Jacaré e anunciou o asfalto. Além do asfalto, o prefeito falou dos esforços para resolver outros problemas na saúde, educação e agricultura. Um dos grandes problemas da comunidade local está na saúde. Em dezembro, mais especificamente no dia 15 de dezembro, faltando 15 dias para o atual prefeito assumir, a gestão anterior retirou a ambulância que atendia ao distrito. Desde então os moradores ficaram sem um veículo para atender a eventualidade de uma emergência.
O prefeito explicou as dificuldades decorrentes da burocracia para a compra de novas ambulâncias. Segundo ele, quando um veículo desses sai do atendimento, seja por motivos de acidentes, seja por uma avaria qualquer, o município é obrigado a comunicar a baixa do veículo ao Ministério da Saúde. Ocorre que isso não era feito. Para o Ministério da Saúde, Porto Velho possui mais de 40 ambulâncias, quando na verdade possui seis funcionando bem.
Hildon falou também das dificuldades de contratar médicos e odontólogos para residir na localidade. “Temos esses profissionais concursados, mas se forem convocados, preferem perder a vaga a ir morar nesses distritos. É uma situação desconfortável para todos, mas estamos fazendo todo o esforço possível para melhorar esse setor tão essencial”. A reunião já tinha terminado e o prefeito se preparava para seguir para Extrema, onde já estava com a agenda atrasada em cerca de uma hora, quando um grupo de servidores o cercaram para repisar a situação da saúde.
Devido ao tom agressivo com que foi abordado, totalmente oposto à recepção em Extrema e Nova Califórnia, e por já ter explicado durante a reunião todas as dificuldades decorrentes de problemas que se arrastam há anos, o prefeito deixou o recinto para concluir a agenda. Um assessor parlamentar que gravou toda a reunião pelo celular, numa ação oportunista editou apenas o final da reunião, quando o prefeito já estava em pé, fora da mesa e se retirava para seguir para Extrema. O assessor disparou o vídeo editado nas redes sociais, como se o prefeito tivesse se retirado de uma reunião em andamento, quando na verdade já tinha sido encerrada.
De qualquer forma, o prefeito disse que iria se reunir essa semana com o secretário municipal da Saúde, Orlando Ramires, para tratar especificamente da situação de Vista Alegre.
Veja Também
Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo
Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19